Brasília-DF,
28/MAR/2020

Para diversificar, dramaturgos apostam em vários papéis principais

Telespectador atento já percebeu que a maioria das novelas tem o formato flutuante nos enredos: de um momento para outro, descentralizam-se os núcleos teoricamente mais importantes e a trama principal se divide entre vários personagens

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:29/09/2013 06:03Atualização:27/09/2013 13:22
Iran Malfitano e Claudio Heinrich: em Pecado mortal (Record),  personagens estão entre o núcleo central  (Munir Chatack/TV Record)
Iran Malfitano e Claudio Heinrich: em Pecado mortal (Record), personagens estão entre o núcleo central

Obras fechadas são artigo em extinção na teledramaturgia, a não ser quando se trata de minisséries elaboradas a partir de um clássico. Telespectador atento já percebeu que a maioria das novelas tem o formato flutuante nos enredos: de um momento para outro, descentralizam-se os núcleos teoricamente mais importantes e a trama principal se divide entre vários personagens. Sangue bom, exibida na faixa das sete da Globo, é um exemplo dessa “divisão democrática”: o primeiro escalão é a equipe formada pelos personagens de Sophie Charlotte (Amora), Fernanda Vasconcellos (Malu), Marco Pigossi (Bento), Isabelle Drummond (Giane), Humberto Carrão (Fabinho) e Jayme Matarazzo (Maurício).

“Um personagem complementa o outro e o conjunto enriquece a novela”, avalia Maria Adelaide Amaral, que divide a autoria da trama com o estreante Vincent Villari. “Dá muito mais trabalho, mas cria-se um mosaico interessante de vozes e posturas que identificam o folhetim.” Como se trata de um folhetim de apelo predominantemente jovem, a dinâmica funciona. Mas o recurso de expandir núcleos centrais não é invenção da autora: remete à metodologia que Cassiano Gabus Mendes adotou em trabalhos anteriores exibidos no canal, como Corrida do ouro (1974), Marrom-glacê (1979) e Elas por elas (1982) — todos da mesma faixa de exibição de Sangue bom.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK