Brasília-DF,
08/DEZ/2021

Centenário de Vinicius de Moraes ganha espaço na televisão brasileira

Canal Brasil e Futura apresentam programas em homenagem ao Poetinha

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:13/10/2013 06:01

Orfeu negro, filme de 1959 considerado uma referência à obra do poeta, abre as homenagens do Canal Brasil (Canal Brasil/Divulgação)
Orfeu negro, filme de 1959 considerado uma referência à obra do poeta, abre as homenagens do Canal Brasil

Duas emissoras por assinatura reverenciam a memória de Vinicius de Moraes, cujo centenário de nascimento se comemora neste ano. O poeta e compositor que se tornou uma das maiores referências do Brasil é tema de atrações do Futura e do Canal Brasil. No primeiro, as homenagens começam na segunda-feira (14/10), às 22h30, no programa Afinando a língua, apresentado por Tony Bellotto. Ele recebe o grupo Bossacucanova e mostra depoimentos dos escritores Ferreira Gullar e José Miguel Wisnik sobre Vinicius, que, além de compositor, foi diplomata e jornalista, tendo seu trabalho reconhecido tanto na música quanto na literatura.

O programa é voltado para as peculiaridades de nosso idioma e destaca a criatividade do poeta, saudado no mundo todo como um dos fundadores da bossa nova. “Vinicius é, sem dúvida, um dos maiores letristas da música popular brasileira”, avalia Gullar. “Ele inovou, trouxe um jeito próprio de dizer as coisas, que tinha muito a ver com sua personalidade. Ele tinha senso de humor, era comovido, e isso se refletia nas letras dele.” Boa parte desse talento poderá ser lembrado nas músicas do acervo do compositor mostradas pelo Bossacucanova.

Já no Canal Brasil, o centenário do poetinha — como a ele se referia Tom Jobim — ganha espaço na programação do próximo sábado (19), a partir das 15h. No dia em que o poeta completaria 100 anos, o canal exibe quatro filmes que, de diferentes maneiras, remetem à obra do homenageado. O primeiro é Orfeu negro, produzido em 1959, como resultado da adaptação do espetáculo teatral Orfeu da Conceição. Com trilha sonora do próprio Vinicius, Tom Jobim e Luis Bonfá, o longa tem o ex-jogador de futebol Breno Mello no papel de Vinicius. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK