Brasília-DF,
31/MAR/2020

Vinicius de Moraes recebe homenagem por conta do centenário na TV Brasil

Programa exibe participações do poeta em programas brasileiros e europeus

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:18/10/2013 09:30Atualização:18/10/2013 09:38
Toquinho e Vinicius, parceiros no clássico Garota de Ipanema (Arquivo/CB/D.A Press)
Toquinho e Vinicius, parceiros no clássico Garota de Ipanema

Poeta, cantor, diplomata, compositor, cronista, homem apaixonado, Vinicius de Moraes e sua obra são o tema do programa Ver TV desta sexta-feira (18/10) (TV Brasil, 20h). Na homenagem ao centenário de seu nascimento, o programa resgata a participação do poeta nos programas de TV brasileiros e, principalmente, europeus.

“Múltiplo em todos os sentidos”, define Guaraciaba Micheletti, autora do livro A poesia, o mar, a mulher, um só Vinicius, uma das convidadas do programa. Professora da USP e coordenadora do curso de pós-graduação em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo, Micheletti conversa com outros dois convidados: o produtor musical Solano Ribeiro, que idealizou os festivais de música da década de 1960 e 1970, e que hoje apresenta o programa Nova Música do Brasil na Rádio Cultura Brasil, de São Paulo; e o artista plástico Elifas Andreato, amigo de Vinicius de Moraes que organizou uma exposição como parte das comemorações do centenário.

De acordo com Solano Ribeiro, a música popular brasileira foi para a TV, de certa forma, por causa do Vinicius. “Por causa de uma frase dele de que São Paulo é o túmulo do samba, começamos uma reação para provar ao poeta que não era assim. Até que surgiu a ideia de fazer algo como o Festival de San Remo. Convenci a (TV) Excelsior a fazer o festival e ficou sendo o Festival da Música Popular Brasileira. O Vinicius ficou com o primeiro (Arrastão, parceria com Edu Lobo) e segundo lugares (Valsa do Amor que não vem, parceria com Baden Powel)”, explica.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK