Brasília-DF,
24/OUT/2021

Programas utilizam mesma fórmula para atrair a atenção do público nas primeiras horas do dia

Emissoras passaram em apostar em programas de formatos variados, com inspiração em sucessos norte-americanos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Juliana Figueiredo - Especial para o Correio Publicação:15/12/2013 06:03

Encontro com Fátima Bernardes ainda não se consolidou no horário  (Raphael Dias/TV Globo)
Encontro com Fátima Bernardes ainda não se consolidou no horário
A programação matutina dos canais abertos passa por transformações, numa disputa cada vez mais acirrada pela audiência do horário. Há pouco tempo, a faixa matinal era dominada por desenhos. Porém, o crescimento das opções na tevê fechada e na internet fizeram os produtores se movimentarem. Assim, as emissoras passaram em apostar em programas de formatos variados, com inspiração em sucessos norte-americanos.


Previsto para fevereiro de 2014, o É de manhã é a aposta da Band. A atração competirá com o Hoje em dia (TV Record) e o Encontro com Fátima Bernardes (Globo). Um dos nomes cogitados para comandar o programa é Renata Fan, atualmente, no esportivo Jogo aberto.

Seguindo uma fórmula parecida, o Hoje em dia mistura jornalismo, serviços e entretenimento, inspirado nos americanos Good morning America (ABC), The early show (CBS) e Today show (NBC). No ar desde 2005, a atração tem quadros com entrevistas, fofocas sobre celebridades e receitas culinárias. O sucesso do programa, que já liderou a audiência do horário, impulsionou mudanças na programação dos outros canais.

Mudanças

Depois de 30 anos apostando em programação infantil, a Globo tenta emplacar o Encontro com Fátima Bernardes. Porém, a atração não se firma e, mesmo após algumas reformulações, enfrenta altos e baixos. No entanto, o consolidado Mais você e o novato Bem estar conseguem boas médias em seus horários.

Nelson Honeiff, diretor de televisão e cinema, acredita que as produções melhoraram. “A programação matutina nacional está cada vez mais séria e elaborada. Mas isso não quer dizer que esses programas se consolidarão, como ocorreu nos EUA. Na verdade, nada é definitivo, tudo se esgota”, analisa o especialista.

Fique ligado!

Bem estar
De segunda a sexta, às 10h, na Globo

Hoje em dia
De segunda a sexta, às 10h, na Record

Encontro com Fátima Bernardes
De segunda a sexta, às 10h40, na Globo

Mais você

De segunda a sexta, às 8h30, na Globo

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK