Brasília-DF,
28/NOV/2021

Novela Pantanal foi apresentada em duas emissoras e bateu audiência da Globo em horário nobre

Novela da Manchete chegou a ameaçar o reinado da Globo no horário nobre

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:12/01/2014 07:08
Atores Marcos Winter e Cristiana Oliveira formavam o par romântico (Arquivo/Rede Manchete)
Atores Marcos Winter e Cristiana Oliveira formavam o par romântico

Uma das únicas novelas a bater a audiência da TV Globo no horário nobre, Pantanal também mostrou que não é preciso fazer dramaturgia apenas no eixo Rio-São Paulo para ter sucesso. Com locações no Mato Grosso do Sul, a trama era um verdadeiro novelão, com amores, disputa entre classes, preconceitos e vingança.

Após tentar emplacar por algumas vezes Pantanal na Globo, Benedito Ruy Barbosa recebeu o convite de Jayme Monjardim para fazer a novela na TV Manchete. Em 1990, o autor foi sabatinado no programa Roda Viva, da TV Cultura: “Ele (Jayme) gostava muito da ideia do Pantanal. Então, quando me convidou, estava preso, por contrato, à Globo. Faltava um ano e meio para encerrar. Eu falei: ‘olha, condição sine qua non: se a Manchete topa, eu vou pedir para me liberar”. E assim foi. Depois do sucesso de audiência — e seguido pela falência da Manchete —, o autor voltou para a emissora de Roberto Marinho com status elevado.

Mulher ou onça

Uma das histórias de Pantanal era a de Juma Marruá (Cristiana Oliveira), uma jovem que foi criada como selvagem e é a grande paixão de Joventino (Marcos Winter). Assim como a mãe, Juma tinha a capacidade de virar onça caso fosse incomodada. Glória Pires estava cotada para o papel, mas Cristiana se apaixonou pela personagem ao ler a sinopse.

Araponga não segurou


Com o sucesso da novela, a Globo teve que se mexer para evitar a perda de audiência. Na época, a trama das 20h na emissora de Roberto Marinho — que realmente começava por volta desse horário — era Rainha da sucata. Para segurar os telespectadores, estreou Araponga, com grande elenco, como Tarcísio Meira e Luiz Gustavo. No entanto, de nada adiantou. O folhetim de Benedito Ruy Barbosa continuou como líder.

Reapresentação


Em 2008, o SBT reapresentou a novela da Manchete. No entanto, causou uma briga nos bastidores da televisão, pois, segundo a Globo, era ela que tinha os direitos da novela (comprados de Benedito Ruy Barbosa). Mas Silvio Santos comprou as fitas do folhetim em um leilão dos bens da emissora do Grupo Bloch. Apesar do imbróglio judicial, a trama fez sucesso, levantando a audiência às 22h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK