Brasília-DF,
28/NOV/2021

Castelo Rá-tim-bu mesclava aventuras de um menino com quadros educativos

Os atores podem ser vistos em outros programas, Rosi Campos vive Miquelina, na novela Joia Rara; Sérgio Mamberti em Flor do Caribe, como o vilão Dionísio; e Cássio Scapin foi Hipócrates em Pa Pe Pi Po Pu

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:19/01/2014 07:07

 Crianças compunham o elenco de Castelo Rá-tim-bum  (Jair Bertolucci/TV Cultura)
Crianças compunham o elenco de Castelo Rá-tim-bum

O bordão “raios e trovões!” soa familiar a quem foi criança ou esteve ligado ao universo infantil entre 1994 e 1997. Na época, a TV Cultura exibia o programa Castelo Rá-tim-bum. Criada pelo dramaturgo Flávio de Souza e dirigida por Cao Hamburguer, a atração fez sucesso ao mesclar ficção com quadros pedagógicos, conseguindo, dessa forma, agradar às crianças, aos pais e aos professores.

O protagonista dos episódios que permeiam o Castelo Rá-tim-bum é Nino (Cássio Scapin), uma criança de nada menos do que 300 anos de idade e que mora com os tios Victor (Sérgio Mamberti) e Morgana (Rosi Campos) em um castelo construído no meio da selva de pedra que é São Paulo. Por causa de sua idade, Nino não é aceito em nenhuma escola e, para não se sentir solitário, acaba atraindo três amigos para serem seus companheiros de aventuras. É entre uma traquinagem e outra que o tio Victor solta a frase “raios e trovões!”, brado que fazia raios caírem.

Intercalado com as aventuras de Nino, o Castelo Rá-tim-bum exibia quadros didáticos que não tinham nada de cansativos. Em um deles, Morgana contava de uma maneira leve a história das civilizações; em outro, marionetes caracterizados como imigrantes mostravam as culturas de vários países; e, em um terceiro, três passarinhos que viviam ao redor do castelo apresentavam ao público diferentes instrumentos musicais.

Atores que fizeram parte do elenco da série ainda podem ser vistos na tevê. Rosi Campos vive Miquelina, na novela das seis da Globo, Joia Rara; Sérgio Mamberti esteve recentemente em Flor do Caribe, como o vilão Dionísio; e Cássio Scapin foi Hipócrates em Pa Pe Pi Po Pu, especial de fim de ano da Record.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK