Brasília-DF,
05/JUN/2020

Reconhecida internacionalmente, Fernanda Montenegro é a principal atriz do Brasil

Aos 84 anos e vencedora de um Emmy de melhor atriz, a veterana assume o posto de principal nome na tevê do país

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:09/02/2014 06:03Atualização:07/02/2014 17:01
Longevidade: Fernanda Montenegro segue atuando na série Doce de mãe  (Fábio Rebelo/TV Globo)
Longevidade: Fernanda Montenegro segue atuando na série Doce de mãe

Fernanda Montenegro, 84 anos, está atualmente no ar como Dona Picucha, a animada octagenária da série Doce de mãe que, abandonada pela empregada que cuidou dela por 27 anos, decide morar sozinha, para o desespero dos quatro filhos. Apesar da mesma idade, Fernanda e sua personagem pouco se assemelham, a não ser pelo desejo que as duas compartilham de não ficarem paradas.

“Enquanto me convidarem e for algo que eu queira fazer, estarei trabalhando”, declara a maior atriz brasileira em atividade, com mais de 60 anos de carreira no teatro, na tevê e no cinema — e igual reconhecimento nas três frentes. Apesar da forte relação com os palcos, Fernanda ressalta a importância da tevê na formação: “A tevê é primordial para qualquer ator. É um exercício de disciplina e de versatilidade”, ensina.

Desde 1963, Fernanda coleciona papéis de destaque nas novelas, como a divertida Charlô, de Guerra dos sexos (1983), a excêntrica Zazá, da produção de 1997 que leva o mesmo nome, e a poderosa Bia Falcão, de Belíssima (2005). As gravações para o remake de Saramandaia (2013) foram emendadas com a pré-produção da série Doce de mãe, que havia sido exibida como um telefilme no final de 2012, e rendeu o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz para ela — a primeira brasileira a vencer o prêmio.

“Não sou diva do teatro, não sou dama da tevê. Sou apenas uma atriz que gosta de fazer o trabalho da melhor forma possível. O prêmio foi muito bem-vindo, me emocionei. Mas, a esta altura da vida, não muda muita coisa para mim”, conta Fernanda, que já está escalada para fazer par romântico com Nathalia Timberg na próxima novela de Gilberto Braga, em 2015. “Vamos falar sobre velhice e homossexualidade. Vai ser ótimo abordar temas tão importantes como esses”, relata.

Reconhecida

Em artigo publicado na imprensa, o diretor e cocriador de Doce de mãe. Jorge Furtado, não economizou elogios a Fernanda Montenegro. Segundo ele, "ela é uma atriz absolutamente extraordinária, uma força da natureza."

Antenada

Aos 84 anos e com um currículo de fazer inveja, Fernanda Montenegro não tem medo de polêmica. Sobre o beijo gay de Amor à vida, a atriz falou: "No teatro se beija muito na boca, mesmo pessoas do mesmo sexo. A tevê estava atrás nisso."

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK