Brasília-DF,
03/ABR/2020

MTV aposta em reality shows para alavancar a audiência

De emissora musical, passou a investir no humor, revelando talentos como Tatá Werneck e Marcelo Adnet

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Publicação:06/04/2014 06:03
 Com foco no público jovem, Jersey shore fala sobre relacionamentos entre amigos  (MTV/Divulgação)
Com foco no público jovem, Jersey shore fala sobre relacionamentos entre amigos

Após a crise que deu fim à história de 23 anos da MTV Brasil, sob o comando do Grupo Abril, a marca foi devolvida à Viacom, detentora da MTV no mundo, e o canal retornou ao país. Agora na tevê paga, a emissora manteve o foco no público jovem, mas deu uma reviravolta na programação.

De emissora musical, passou a investir no humor, revelando talentos como Tatá Werneck e Marcelo Adnet. Hoje, se aproxima do público com outro tipo de produto: os reality shows são a grande aposta na grade (35% do número total de programas), o que aproximou o canal brasileiro do original norte-americano.

Seis produções estão no ar e outras duas estreiam este mês. “Os reality shows abordam temas comuns ao universo dos jovens. Falam sobre amigos, relações familiares, relacionamentos virtuais. Todos fazem parte de uma programação pensada para os millennials (a chamada geração Y, integrada à informação digital), o nosso público”, explica Tiago Worcman, vice-presidente de conteúdo e programação da MTV no Brasil.

O investimento na área dos reality shows, de acordo com Worcman, deu certo: “Tivemos um crescimento enorme nas redes sociais (de 92%). Vemos isso como um reflexo do perfil do nosso público, que assiste aos programas, comenta nas redes sociais e interage com a gente”, finaliza.

Três perguntas Tiago Worcman

Você acha que houve uma diminuição do conteúdo musical na programação da MTV?

“Não houve, já que ele continua forte na MTV. A música faz parte do DNA da marca, e assim continuará. Hoje, temos diariamente playlists dedicadas à música brasileira, alternativa, rock e pop, entre outros ritmos, em vários horários. No Coletivation (programa de variedades), a música também tem uma presença marcante.”

Quais são as grandes apostas do canal para 2014?

“Além dos hits internacionais e de estreias como The 100 e The tomorrow people, nossa aposta é no conteúdo local. Já tivemos Batalha de quiosques, gravado no Rio de Janeiro, além da nossa nova comédia nacional, Copa do caos, que está no ar. Teremos ainda novas produções nacionais até o fim de 2014 e a versão brasileira do World stage, um mega show produzido e exibido pelas MTVs de todo o mundo, em uma cidade do Brasil que ainda será definida.”

É bem forte a presença da MTV nas redes sociais. Significa uma migração clara de audiência e a busca dela apresentando mais conteúdo online?

“Tivemos um crescimento enorme nas redes sociais. Hoje, temos mais de 1,8 milhão de likes em nosso perfil oficial no Facebook, registrando um crescimento de quase 92%. Vemos isso como um reflexo do perfil do nosso público, que assiste aos programas, comenta nas redes sociais, interage. Acredito que a internet, hoje, reflete a programação que vai ao ar na tevê e mostra bem claramente o que o público está assistindo e no que ele está conectado.”

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