De olho na audiência, romance lésbico de 'Em família' ganha novos rumos
Envolvimento entre personagens de Giovanna Antonelli e Tainá Müller pode ser causa de rejeição

Quem acompanha 'Em família' (Globo) já deve ter percebido uma mudança sutil no ensaio de romance entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller). Até o beijo que Marina deu em sua musa, no capítulo de quinta-feira, foi apenas de raspão. Na verdade, uma espécie de recuo estratégico, que pode ter relação com os baixos índices de audiência da novela de Manoel Carlos.
Não é o único problema da produção, mas muitos telespectadores têm criticado a inserção, às vezes forçada demais, de tramas gays nos folhetins da Globo, como em 'Joia rara', envolvendo os personagens de Marcelo Médici (Joel) e Armando Babaioff (Aderbal) – àquela altura da novela, totalmente dispensável. No caso específico de 'Em família', a rejeição ao romance da dona de casa com a fotógrafa parece maior.
Explica-se: Marina é vista como uma predadora que, apesar do jeitinho gentil e doce, se infiltra numa família feliz (aparentemente) pelo simples desejo de ter a mulher que julga ser a dos seus sonhos. Parece até o filme 'Atração fatal', que Adrian Lyne rodou em 1987, guardadas as diferenças.
Em recente capítulo, uma conversa de Marina com a parceira de sempre, Vanessa (Maria Eduarda de Carvalho), deixa claro esse comportamento da moça. A amiga colorida diz que ela só batalha por Clara porque ainda não a pode ter. E que ela, Vanessa, que está sempre por perto, já viu essa situação outras vezes.
O fato é que os novos capítulos, que teriam sido reeditados pelo autor, vão mostrar Clara tentando se acertar com o marido, Cadu (Reynaldo Gianecchini), não só pelo fato de ele estar doente e de terem um filho, Ivan (Vítor Figueiredo), mas porque realmente o ama e quer manter o casamento.
Isso não significa que Maneco tenha desistido do romance lésbico, mas poderá encaminhá-lo de uma forma mais bem elaborada, melhorando primeiramente a postura de Marina e dissipando dúvidas sobre seu verdadeiro interesse, assim como o de Clara, já menos dividida. Quem sabe assim seduza o público.