Brasília-DF,
23/OUT/2017

Reality show mostra rotina de jovens infratores obrigados a passar um dia na prisão

Os adolescentes são expostos a situações de confronto e intimidação para que reflitam sobre os rumos que decidem tomar na vida

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:27/04/2014 06:06Atualização:25/04/2014 12:31

Após o dia na prisão, a maioria dos jovens muda comportamento ( A&E/Divulgação)
Após o dia na prisão, a maioria dos jovens muda comportamento

A inspiração para o desenvolvimento do reality show foi um documentário vencedor do Oscar em 1978, mas o que se passa nas cenas de Tratamento de choque está longe da glamourização imposta por Hollywood. A atração, no ar pelo canal A&E, acompanha a rotina de um programa norte-americano de intervenção a adolescentes infratores considerados “de alto-risco”.

Meninos e meninas de até 17 anos que se envolveram com algum tipo de crime (porte e tráfico de drogas, brigas ou assaltos, por exemplo) recebem, durante um dia, uma espécie de amostra grátis do que podem viver na cadeia, caso sejam presos. Os adolescentes são expostos a situações de confronto e intimidação para que reflitam sobre os rumos que decidem tomar na vida. Uma reflexão disfarçada de traumatismo e de choque de realidade.

Após a experiência, o que a acontece com a maioria é uma mudança despertada pelo medo. Há situações em que três a cinco condenados de longa data põem contra a parede um rapaz de 15 anos, com direito a xingamentos e contato físico. O reality se passa em várias cidades dos EUA, o que rendeu alguns empecilhos à atração. No estado de Maryland, por exemplo, a exibição foi proibida por mostrar os métodos impróprios da polícia local.

 

Número:
3,7 milhões
Audiência da primeira temporada nos EUA

Trajetória de sucesso
Devido à audiência estável, o programa finalizou, na última quinta-feira, a sexta temporada. São três anos no ar, com uma média de dois ciclos por ano.
Chegando lá
No Brasil, Tratamento de choque está no meio da quinta temporada.

Se o público se divide…
As mães dos adolescentes se mostram satisfeitas ao fim de cada episódio. A maioria deles volta repensando a própria conduta e demonstra maior consideração com a família, segundo os depoimentos delas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK