Brasília-DF,
20/OUT/2017

Durante 30 anos, Ofélia comandou um dos programas de culinárias mais famosos

"A cozinha maravilhosa de Ofélia" serviu como base para atrações semelhantes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:11/05/2014 06:08
 A cozinheira Ofélia foi uma das pioneiras da tevê brasileira (Band/Reprodução)
A cozinheira Ofélia foi uma das pioneiras da tevê brasileira

Fazer um programa de culinária na televisão parece fácil. Basta ter todos os ingredientes à mão, explicar passo a passo como preparar a receita e ser paciente com as dúvidas dos telespectadores que querem aprender. Agora, mantê-lo no ar por 30 anos com a mesma apresentadora é, realmente, tarefa difícil. Quem cumpriu essa missão foi a atração A cozinha maravilhosa de Ofélia, apresentada na TV Bandeirantes entre 1968 e 1998.

O diferencial do programa não estava no formato — que, aliás, ainda é utilizado pela maior parte dos programas femininos —, mas na apresentadora, Ofélia Anunciato. A culinarista começou a carreira, em 1958, escrevendo receitas para os jornais A Tribuna, que circulava em Santos (SP), e A Gazeta, de São Paulo. Com o sucesso dos pratos, logo foi convidada para estrear em uma das afiliadas da extinta TV Paulista. De lá, saiu direto para a TV Tupi e dividiu a atração Revista feminina — uma das primeiras do tipo na tevê — com Maria Thereza Grégori por 10 anos.

Com a decadência da TV Tupi, Ofélia foi convidada para apresentar um programa na TV Bandeirantes. Estreava assim, em 1968, A cozinha maravilhosa de Ofélia. O jeito simples e lúdico da apresentadora inspirou outros programas do gênero na televisão. Sem precisar de qualquer tipo de fantoche — seja papagaio, seja um garotinho — a fim de ajudar a comandar a atração.

Ofélia se orgulhava em não repetir receitas. Em entrevista ao Jornal do Brasil, ela disse que só reapresentava aquelas que o público pedia muito, como a da bacalhoada e do bolo de chocolate e rum. “A cozinha brasileira é a mais farta do mundo”, afirmou na época.

A culinarista Ofélia Anunciato morreu aos 73 anos, em 1998, vítima de um enfarto.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK