Brasília-DF,
20/OUT/2017

Cristianne Fridman revela principais temas de "Vitória", nova novela da Record

"Vitória" mostrará o amor de um cadeirante com uma jovem que poderia ser sua irmã

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Agência Estado Publicação:20/05/2014 11:39Atualização:20/05/2014 11:46
Cristianne Fridman foi a autora da novela 'Chamas da Vida' (Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Noticias)
Cristianne Fridman foi a autora da novela "Chamas da Vida"

Cristianne Fridman, autora de "Vitória", novela da Record que estreia em 2 de junho, adianta quais são os principais temas que vai abordar no folhetim. A novelista confirma que teve de fazer alterações de última hora na trama porque o ator Dado Dolabella se envolveu em uma polêmica nos bastidores e seu personagem, Leonardo, sairá de cena. Ela revela que Leo não vai morrer. "Ele deixa a trama vivo. Vai viajar", afirma Cristianne, que conta nesta entrevista exclusiva que terá um personagem assassinado no segundo mês da novela. Porém, ela mantém segredo sobre quem perderá a vida logo de cara.

Dado Dolabella foi acusado de agredir um produtor durante as gravações da trama em Curaçao, no Caribe, e o caso foi parar em uma delegacia de polícia do Rio de Janeiro, que apura a queixa registrada por Carlos Henrique Andrade Araújo. A Record rescindiu o contrato com o ator. Leo formaria um triângulo amoroso com Diana (Thais Melchior) e Artur (Bruno Ferrari). O personagem de Rodrigo Phavanello, o advogado criminalista Rafael, ficou com a terceira ponta desse triângulo.

"Vitória" mostrará o amor de um cadeirante com uma jovem que poderia ser sua irmã. Ele se aproxima dela para se vingar do pai, Gregório (Antônio Grassi). Além de um suposto incesto, a novela promoverá debates sobreneonazismo e o drama de famílias que perdem tudo em enchentes, entre outros assuntos.

"Vitória" traz como história principal o amor entre um cadeirante e uma jovem que poderia ser sua irmã. Como você chegou a esse tema?

CRISTIANNE FRIDMAN - Queria muito escrever uma história, ou melhor, diversas histórias de amor dentro da novela. O amor de um filho por um pai; de uma mãe pelo filho; de um homem por uma mulher; e o amor fraterno entre irmãos. Uma das maiores vitórias da vida de qualquer pessoa é exercer a capacidade de amar. Assim que eu cheguei nessa trama do Artur, que quer se vingar do pai, Gregório, e usa o tabu do incesto na sua vingança, inseri o amor Artur se apaixona por Diana e terá de escolher entre a vingança ou viver o seu amor por ela. Artur não é filho de sangue de Gregório, que não sabe disso e pensa que o cadeirante cometeu incesto com Diana, sua "irmã".

A novela será ambientada na região serrana do Rio de Janeiro e mostrará o drama de pessoas que perdem tudo em enchentes. Como você trabalha a pesquisa sobre assuntos como esse?


CRISTIANNE - Trabalho com colaboradores na escrita. Aliás, uma equipe de muito talento: Alexandre Teixeira,Jussara Fazolo, Carla Piske e Gabriel Carneiro. Contamos com o apoio de uma pesquisadora específica para quaisquer questões médicas e fazemos as demais pesquisas necessárias para calçar a trama.

"Vitória" terá história de assédio sexual no trabalho e bullying aos gordinhos nas escolas. Sua proposta é gerar debates?

CRISTIANNE - Gosto de retratar o dia a dia das pessoas para que os telespectadores se identifiquem com a trama. Os personagens estão mergulhados na realidade que todos nós vivenciamos - direta ou indiretamente.

Como a questão do neonazismo será abordada?

CRISTIANNE - Será por meio de um grupo de personagens preconceituosos e extremamente violentos. Quero que as pessoas que não são neonazistas pensem no que o preconceito pode levar e como pode gerar ações violentas.Ninguém pode ser discriminado por ser negro, nordestino, gay ou gordo. Isso é um absurdo.

Quantos capítulos e personagens a trama terá? Você pretende inserir outros personagens ao longo da história?

CRISTIANNE - O acordado com a emissora é que "Vitória" tenha 180 capítulos. Gostaria que tivesse menos porque gosto de imprimir um ritmo forte à trama. Desde "Bicho do Mato" (2006) tenho essa levada. Não tenho personagens planejados para entrar ao longo da trama. Estou feliz não somente com os personagens que já existem(não contei quantos são), mas principalmente com o elenco maravilhoso que conseguimos reunir.

Você prefere novelas mais longas ou mais curtas?

CRISTIANNE - Uma novela longa faz a gente perder o fôlego. Não há trama que consiga manter um ritmo ágil por um tempo extenso.

Algumas tramas da TV Globo não estão indo bem no ibope e já se fala em novos formatos para a telenovela brasileira. Esse debate influencia seu trabalho?

CRISTIANNE - Não discuto a questão do formato com a Record, não. Acredito que a telenovela é, em essência -e não podemos mudar isso -, folhetim. O que precisamos é dar mais ritmo à narrativa

A trama terá um "quem matou"? Esse pode ser o destino de Leonardo, personagem de Dado Dolabella?

CRISTIANNE - Não terei propriamente um "quem matou". Vai ter, sim, a morte de um personagem no segundo mês da novela, já prevista na sinopse. Mas, logo em seguida, será feita a revelação do assassino, e não é o personagem Leonardo. Este deixa a trama vivo (risos). Vai viajar.

Ele formaria um triângulo amoroso com Diana e Artur. Como fica essa história?

CRISTIANNE - O grande triângulo da novela é e sempre foi Artur, Diana e a cadeira de rodas. Leonardo personifica essa "deficiência" das pessoas em reconhecer e respeitar a diferença, e não somente em relação ao portador de deficiência física. O personagem do (Rodrigo) Phavanello vai se apaixonar por Diana, mas a grande disputa do amor dela não é entre dois homens: é entre um homem, Artur, e ele mesmo menino. Artur carrega uma grande mágoa porque ficou paraplégico aos 12 anos e se achou abandonado pelo pai. Ele voltou para se vingar. Pela primeira vez o maior rival do triângulo amoroso não é outro homem, mas o próprio Artur, que precisará perdoar o pai para se livrar de sua vingança e viver o seu amor com Diana.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK