Brasília-DF,
16/DEZ/2017

Super-herói Linguinha combatia o mal utilizando superpoderes

Um super-herói diferente, interpretado por Chico Anysio, fazia a alegria das famílias nos anos 1970. O sucesso foi tanto que as atitudes do agente do bem eram imitadas nas escolas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:06/07/2014 06:07
Linguinha ensinava lições para a criançada, como escovar os dentes
 (Reprodução/Internet)
Linguinha ensinava lições para a criançada, como escovar os dentes

Foram mais de 200 personagens na carreira de Chico Anysio. No entanto, um deles foi especial para as crianças do anos de 1970: Harrey Carey do Nascimento. Por esse nome, talvez seja difícil se lembrar dele, mas quando esse jovem estudioso colocava a língua para fora, transformava-se no super-herói Linguinha. Entre as características do destemido agente do bem, estavam, curiosamente, nunca sair de casa sem escovar os dentes e, muito menos, com o cabelo desarrumado.

Linguinha x Mr. Yes, como era chamado o seriado, tinha enredo simples e seguia os padrões das tramas de super-heróis: um mocinho que combatia o mal utilizando superpoderes. No entanto, o humor de Chico Anysio aplicado às situações do cotidiano deixava o seriado mais interessante e divertido para toda a família. O elenco de apoio também ajudava nessa missão, como Cassius Ali, vivido por Grande Otelo, e o menino de rua Careta, interpretado por Nizo Neto.

Pela parte do malvados, estavam Luiz Delfino, que interpretava Mr. Yes, o bandido que tentava poluir todo o ar do planeta. Além dele, destacava-se José Loredo, na pele de Monótonus — a principal característica era repetir a mesma frase por cinco vezes, daí o nome.

Chico Anysio, além de Linguinha, interpretava o pai do personagem principal, Lingote Dubom. Com o bordão “Bateu para tu?”, Lingote era um senhor que ainda não havia deixado a fase de hippie para trás e era viciado em vitaminas, principalmente na mistura de Elixir Paregórico e sal de frutas com leite de magnésia.

Linguinha x Mr. Yes foi um seriado exibido entre 1971 e 1972, de segunda a sexta-feira, com episódios de oito minutos de duração na TV Globo. O curioso é que o programa passava logo após o Jornal Nacional, o que pode ser visto como uma tentativa de reunir toda a família na sala para assistir à novela.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK