Brasília-DF,
31/MAI/2020

No ar há mais de 20 anos, reality shows sobre carros continuam atraindo o público

Uma fórmula específica faz mais sucesso: a customização de automóveis

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:06/07/2014 06:13
No ar há 10 anos, Overhaulin' se mantém nas telinhas até hoje
 (Discovery Channel/CB/D.A Press
)
No ar há 10 anos, Overhaulin' se mantém nas telinhas até hoje
Geralmente voltados ao público masculino, os realities sobre carros estão há pelo menos duas décadas na televisão fechada. As abordagens sobre o tema são inúmeras, mas uma específica se faz presente desde o início dos anos 2000: a customização de veículos.

Impulsionada pelo sucesso dos dois primeiros filmes da franquia Velozes & furiosos, a MTV inaugurou o cenário em 2004, com o Pimp my ride. Apresentado pelo rapper Xzibit, o programa escolhia jovens de 18 a 24 anos donos de carros em estado deplorável. A partir disso, era feita uma transformação personalizada dos veículos em uma estética muito parecida com os "tunados" vistos no cinema.

A boa repercussão exportou o programa para pelo menos um país de cada continente, incluindo o Brasil, em 2007, ano em que se encerrou o programa original norte-americano. Outra atração que estreou junto com o Pimp my ride, mas que conseguiu se manter até hoje, é o reality Overhaulin'. Com um público mais adulto - se comparado ao reality da MTV -, o programa investe na reforma de carros antigos e no fator surpresa para os donos - eles nem imaginam que são personagens do programa.

O caçula dos realities é o chamado Loucos por carros, do History Channel. No ar desde 2012, a atração é um dos spinoffs de Pawn Stars, sucesso do canal. Diferentemente de Pimp my ride e Overhaulin', o programa é mais próximo do conceito de reality show ao acompanhar o cotidiano de uma empresa de customização. Os quatro machões da Count's Kustoms rendem bons momentos enquanto reformulam carros e motos clássicas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK