Brasília-DF,
22/SET/2017

Primeiras animações da Marvel para a tevê eram adaptações dos quadrinhos

Diferentemente dos desenhos de hoje, na década de 1960 os desenhos eram simples, porém cativantes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:13/07/2014 06:00
As onomatopeias eram uma das poucas alterações para a versão televisiva (Marvel/Divulgação)
As onomatopeias eram uma das poucas alterações para a versão televisiva

Bem antes de todos os detalhes de roupas, armaduras, efeitos especiais ou até mesmo daquela ação desenfreada dos filmes dos personagens da Marvel, o que fazia sucesso na década de 1960 na televisão era o simples, porém cativante, The Marvel Super Heros (Os super-heróis da Marvel). A  animação — que não poderia nem ser considerada algo animado, pois se tratava de uma reprodução das histórias em quadrinhos, apenas com alguns movimentos de câmera — mostrava a narrativa de um herói diferente: Thor, Capitão América, Namor, Hulk e Homem de Ferro. Mais tarde, vieram ainda O Quarteto Fantástico, Homem-Aranha e Os Vingadores.

Como as histórias seguiam o que estava escrito nos quadrinhos, elas iam ao ar sem grandes alterações. O que chamava mesmo a atenção eram as vinhetas. Foram gravadas sete canções em português. O início de Homem de Ferro trazia a letra: “Tony Stark tira onda que é cientista espacial, mas também é Homem de Ferro, elétrico, atômico, genial”. Destacava-se na dublagem o jornalista esportivo Léo Batista, que, além de narrar alguns episódios, dava voz aos personagens de Namor.

Foram produzidos 65 episódios. Nos Estados Unidos, a exibição foi de setembro a dezembro de 1966. Por aqui, a TV Bandeirantes mostrou os super-heróis em 1967, em uma ação conjunta com um posto de gasolina que vendia as revistas dos personagens. Em 1975, a TV Tupi reapresentou a animação dentro do programa Capitão Aza. Foi ainda exibida pela TV Globo e pelo canal infantil Fox Kids, em 2001.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK