Brasília-DF,
17/DEZ/2017

Nem o beijo gay salvou a novela Em família; confira crítica

O caráter educativo foi um dos pontos positivos da trama, cujo último capítulo vai ao ar nesta sexta-feira

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Fernanda Guerra Diário de Pernambuco Publicação:18/07/2014 10:09
 (TV Globo/Reprodução)

Com o último capítulo exibido nesta sexta-feira, na Globo, Em família deve ser mesmo a última novela de Manoel Carlos, autor das renomadas Laços de família e Mulheres apaixonadas. Desde a estreia, a rejeição se percebe na web e audiência, com média de 30 pontos. Entre os problemas, a incoerência das idades de mãe e filha (foi difícil se acostumar com a personagem de Natália do Vale como mae de Helena, interpretada por Júlia Lemmertz), a falta de carisma de Gabriel Braga Nunes ou a reprovação ao casal Marina e Clara.

“Clarina” desencadeou uma série de críticas positivas e negativas, com direito ao evento fictício “missa de sétimo dia da família tradicional”, criado no Facebook. Em família ignorou a “torcida contra” e foi além do debate de “transmissão ou não” de um beijo lésbico. Entrou para a história ao retratar o primeiro casamento de duas mulheres da TV brasileira. O romance repercutiu mais que o drama das protagonistas Helena e a filha Luiza (Bruna Marquezine), que se envolveu com o ex-noivo da mãe, o quase assassino do pai.

Um dos pontos positivos da trama foi a aposta no tom educativo, abordado nas conversas de Clara com o filho, Ivan, sobre o relacionamento homoafetivo. “Ivan pode dar uma aula de vida para muito adulto preconceituoso por aí...”, disse o personagem Cadu, anteontem. Uma síntese da postura adotada pela novela.

Em 2005, o último capítulo da novela América, de Glória Perez, atingiu 66 pontos, um dos maiores índices da história da televisão brasileira. O número expressivo foi reflexo da expectativa para um beijo entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), que não foi exibido. No início do ano, o desfecho de Amor à vida, com a transmissão da cena protagonizada por Niko e Félix, alcançou 48. Anunciados anteriormente pela emissora, os beijos de Em família provaram que a fórmula não alavanca mais a audiência. A cena do casamento de Clara e Marina registrou picos de 35 pontos, em uma média de 31 pontos. Já no primeiro beijo, também divulgado, a novela atingiu 30.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK