Brasília-DF,
18/OUT/2017

Por abordar temas polêmicos, 'Barrados no Baile' inspirou outras séries

A atração ganhou a preferência do público por mostrar os dilemas da década de 1990

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:24/08/2014 06:10
Elenco do seriado Barrados no Baile (Fox/Reprodução)
Elenco do seriado Barrados no Baile

Juventude, beleza, dramas e uma bela cidade como pano de fundo. Essa era a premissa de boa parte dos seriados norte-americanos do fim dos anos de 1980. E não foi diferente com Barrados no baile, exibida nos EUA entre 1991 e 2000 e que tinha como protagonistas Brandon e Brenda Walsh, gêmeos que se mudaram de Minneapolis para Beverly Hills e passaram a enfrentar os dilemas de um sociedade rica e problemática.

O que ajudou a levantar a audiência foi o elenco. Jason Priestley (Brandon), Shannen Doherty (Brenda), Tori Spelling (Donna Martin), Ian Ziering (Steve Sanders) e Brian Green (David Silver) surgiram como os donos dos corações do público norte-americano. Inclusive, eles são lembrados até hoje por causa do seriado.

Uma característica de Barrados no baile que serviu de inspiração para outras séries do tipo nos Estados Unidos — e também para a Malhação daqui — foi a abordagem de temas polêmicos, como aborto, drogas e alcoolismo, entre outros. A coragem de apresentar questões pouco abordadas na televisão rendeu o prêmio de Melhor Seriado Juvenil de Todos os Tempos, da AOL, e o Globo de Ouro, em 1993.

Com o passar do tempo, o seriado foi perdendo audiência: nos Estados Unidos, Barrados no baile atingiu picos de audiência de 18 milhões de pessoas. No fim, alcançava apenas 8 milhões. Por aqui, a série foi exibida pela TV Globo, na década de 1990; no canal Sony; e reprisada no Sony Spin.

Saiba mais

Locações


Apesar de se passar em Beverly Hills (inclusive, o nome original da série é Beverly Hills, 90210, sendo o número uma referência ao CEP do lugar), boa parte das filmagens ocorria em Van Nuys, na Califórnia, a 15 minutos do bairro. Além disso, a escola, um dos cenários da trama, também não ficava em Beverly Hills, mas em Torrance, também na Califórnia.

Frutos

A série gerou spin-offs, como são conhecidos os seriados com inspiração e elenco de outras produções. Melrose place, que teve a participação de boa parte do elenco de Barrados no baile; Models Inc.; e 90210, de 2009, foram os frutos principais do show. Em 2009, uma nova edição de Melrose place foi ao ar, mas durou menos de um ano.

Por onde andam?

Jason Priestley (Brandon) seguiu a carreira de ator, mas atuou em filmes sem muita expressão. Fez ainda participações em seriados, como Medium. Shannen Doherty (Brenda) voltou à televisão em Charmed e, depois, virou apresentadora convidada de alguns programas norte-americanos. Ian Gering (Steve Sanders) virou dublador e deu voz ao Duende Verde de Homem-Aranha. Tori Spelling (Dona Martin) protagonizou um reality show chamado Tori & Dean: Inn Love, que mostrava o dia a dia da vida de casada.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK