Brasília-DF,
17/MAR/2024

Duda foi um dos personagens marcantes de Cláudio Marzo na televisão brasileira

O ator morreu na semana passada e deixa um grande legado para a dramaturgia

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:29/03/2015 08:00
Cláudio Marzo como Duda, em Irmãos coragem (TV Globo/Reprodução)
Cláudio Marzo como Duda, em Irmãos coragem

A televisão e o cinema perderam, na semana passada, um dos grandes talentos desses segmentos, o ator Cláudio Marzo.

Entre tantos papéis que Cláudio deixou marcado na memória dos telespectadores o personagem Duda Coragem, o mais novo dos três irmãos da primeira versão da novela Irmãos coragem, exibida em 1970.

Apesar de estar centrada na trama de João Coragem (Tarcísio Meira) e a constante briga na cidade por conta de um roubo de diamante, Duda foi destaque por viver um rapaz que tem o sonho de ser jogador de futebol.

Para ir atrás do que deseja, ele abandona Coroado, a cidade fictícia da novela, e parte para o Rio de Janeiro. O irmão Coragem não deixa para trás apenas toda a vida que construiu no interior, mas também um amor de infância, Ritinha, uma garota ingênua, vivida pela atriz Regina Duarte.

Depois de um tempo na cidade grande, Duda retorna à cidade com outra mulher, Paula (interpretada por Myriam Pérsia). Entre idas e vindas, Ritinha, por sua vez, descobre que está grávida do irmão Coragem. O pai dela obriga o aspirante a jogador de futebol a se casar e ele é obrigado a levá-la para a capital. Nesse meio tempo, cresce o conflito entre Ritinha e Paula, que brigam pelo amor de Duda.

Segundo o livro Almanaque da telenovela brasileira, de Nilson Xavier, o personagem de Cláudio Marzo foi criado porque Janete Clair temia uma rejeição do público ao tema rural.

Assim, Duda seria a ligação da fictícia cidade com a área urbana. “Mas o medo logo se desfez nos primeiros capítulos da novela. Os índices de audiência comumente ultrapassavam os 85%”, conta o livro.

Além da memorável atuação de Cláudio Marzo, o personagem ficou marcado pela época que o Brasil vivia. Era 1970, a novela estreou nos momentos decisivos da Copa do Mundo de Futebol, no México, no qual a Seleção foi campeã. Portanto, o mesmo sonho de Duda era o de milhares de crianças e jovens que, por certa influência da tevê, também queriam ser jogadores.

No fim da novela, Duda fica Ritinha e se torna um dos grandes futebolistas do Flamengo e do Corinthians. Irmãos coragem ficou no ar por quase um ano.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK