Brasília-DF,
13/DEZ/2017

Você se lembra: seriado Kamen Rider Black fez sucesso entre as décadas de 1980 e 1990

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:05/04/2015 08:08
Seriado investia nas lutas entre o herói e os monstros  (Toei Company/Reprodução)
Seriado investia nas lutas entre o herói e os monstros


Entre o fim dos anos de 1980 e começo de 1990, a televisão brasileira foi invadida por uma série de tramas japonesas que tinham como estrelas principais os super-heróis — esse gênero ficou conhecido como tokusatsu, uma abreviação de tokushu satsuei, que significa “filme de efeitos especiais.

Vieram Jaspion, Jiraiya, Flashman, Ultraman, Spectreman, entre outros, que tinham as mesmas características: sempre fantasiados, lutavam contra o mal e, na maior parte das vezes, tinham robôs gigantes e superpoderes. Uma delas, no entanto, chamou a atenção por ter uma história um tanto quanto exótica, era Kamen Rider Black (ou Black Kamen Rider, como foi lançado no Brasil).

Segundo consta na sinopse, na noite do aniversário de 19 anos dos irmãos Issamu Minami e Nobuhiko Aikizuki, uma nuvem de gafanhotos ataca todos que estão na festa. No entanto, nenhum dos convidados parece perceber a invasão dos insetos, apenas Issamu e Nobuhiko se desesperam.

De repente, eles são levados para a base dos Gorgom, uma organização do mal que deseja acabar com os humanos. Lá, um deles, após sofrer mutações genéticas que lhe garantiria superpoderes, seria coroado o novo rei dessa comunidade malígna e teria a memória apagada.

Porém, Issamu consegue fugir e se transforma em Kamen Rider Black, um homem-gafanhoto, agora, com a missão de resgatar o irmão e tornar a Terra um lugar pacífico novamente.
Entre os aparatos especiais de Kamen Rider Black, destacam-se duas motos, a Battle Hopper e a Road Secto.

Kamen Rider Black teve apenas uma temporada, com 51 episódios. No Brasil, a TV Manchete foi a responsável por colocá-lo no ar, em 1991, com reprises que duraram até 1994.

Franquia
Kamen Rider Black é apenas um dos seriados da franquia Kamen Rider. A primeira série surgiu em 1971 e se chamava apenas Kamen Rider. Em seguida, vieram continuações, histórias paralelas e novos heróis. Foram ao todo 25 produções com 50 episódios cada, em média. No momento, está no ar, no Japão, a série Kamen Rider Drive, que estreou em 5 de outubro de 2014. A temática, dessa vez, não tem gafanhotos, mas continua com o mesmo mote do herói que deve salvar a Terra de inimigos.

Continuação
Kamen Rider Black foi um dos únicos seriados da franquia a ter uma continuação direta, com o mesmo protagonista, chamada de Kamen Rider Black RX. Dessa vez, Issamu passa por um nova mutação. Tudo começa quanto ele é capturado pelo Império Crisis e recusa a oferta de ter os poderes dobrados. Como castigo, é jogado no espaço. Mas a radiação solar entra em contato com ele o transforma em Kamen Rider Black RX, o filho do Sol.

Cinema
Dois especiais de curta duração foram produzidos para a telona pela Toei Company, responsável pela série, mas nunca exibidos no Brasil. O primeiro chamava-se Hurry to the Island of Devil (ou Corra para a Ilha do Diabo, em tradução livre, onde Kamen Rider Black deve salvar um grupo de crianças); e Monster Mansion (Mansão Monstro), no qual o herói deve impedir os Gorgons de construir uma base na Terra.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK