Brasília-DF,
17/MAR/2024

Aos 77 anos, Jane Fonda se lança como produtora e protagoniza a série do Netflix

A loira pode ser vista atualmente em Grace e Frankie, atração exclusiva do serviço de streaming

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:10/05/2015 08:30
 (REUTERS/Danny Moloshok)
No início dos anos 1990, a norte-americana Jane Fonda disse que se aposentaria da carreira de atriz. A pausa, porém, durou pouco. Jane voltou ao cinema com a comédia A sogra, ao lado de Jennifer Lopez, em 2005 e, depois, engatou uma série de filmes até estrelar a atração televisiva The newsroom em 2012, na qual viveu a personagem Leona Lansing, a presidente da agência de notícias Atlantis World Media.

Neste ano, Jane Fonda volta ao mundo das séries com Grace e Frankie, um seriado exclusivo do serviço de streaming Netflix, lançado na última sexta-feira. Na produção, a atriz vive a protagonista Grace. Ela é uma perua, que se aproxima de Frankie (Lily Tomlin) após as duas serem trocadas pelos respectivos maridos. Juntas, as personagens terão que recomeçar a vida aos 70 anos.

Mais do que protagonista, em Grace e Frankie, Jane Fonda atua como produtora executiva da atração ao lado de Marta Kauffman (Friends) e Howard J. Morris (Home improvement). Até por isso, a série conta com Lily Tomlin, uma das amigas pessoais de Jane.

Esta não é a primeira vez que a nova-iorquina abre o leque na vida artística. Ela começou como modelo nos anos 1950 e, quatro anos depois, se interessou pelas artes cênicas, mas, apenas em 1966, estreou profissionalmente, com o longa Caçada humana. Fonda ganhou dois Oscar por Klute - O passado condena (1976) e Amargo regresso (1978).

Quem é?
Nome:
Lady Jayne Seymour Fonda
Idade: 77 anos
Nascimento: Nova York, Estados Unidos

Família
Jane nasceu em uma família de artistas. O pai era o lendário ator Henry Fonda e a mãe a socialite Frances Seymour Brokaw. O irmão Peter Fonda também se enveredou pela carreira de ator.

Ativista

A atriz é uma forte ativista de causas sociais e políticas. Ela costuma participar de protestos lado a lado com os manifestantes. O último movimento em que se envolveu foi o pedido de igualdade salarial para as mulheres em uma campanha da ONU.

Rainha da ginástica

Nos anos 1980, Jane Fonda se destacou ao lançar desprentensiosamente um vídeo no qual dava aulas de ginástica. A fita vendeu mais de 17 milhões de cópias e se tornou uma das marcas da atriz. Até hoje é possível encontrar as produções na internet.

Vida pessoal

Jane foi casada três vezes. O primeiro casamento foi com o cineasta francês Roger Vadim, com quem teve a filha Vanessa. Depois, ela se casou com o ativista político Tom Hayden. Da união vieram os filhos Troy Garity e Mary Luana Williams. O último relacionamento foi com empresário e dono da CNN, Ted Turner.

Cinema

O currículo de Jane Fonda é extenso na sétima arte. A artista atuou em longas como O mordomo da Casa Branca, E se vivêssemos todos juntos?, Paz, amor e muito mais, California suite e Barbarellla. Além dos clássicos Klute - O passado condena e Amargo regresso, que lhe renderam o Oscar.

Assista ao trailer da série Grace e Frankie:


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK