Brasília-DF,
17/MAR/2024

Você se lembra? O Gato Félix conquistou crianças e adultos com aventuras e humor sarcástico

Saído de tirinhas de jornais, o personagem ganhou uma atração na TV e nas telonas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:21/06/2015 06:19
Gato Félix usava o rabo para ajudar em suas aventuras (Cartoon Network/Divulgacao)
Gato Félix usava o rabo para ajudar em suas aventuras
Quem era criança nos anos 1990 com certeza se lembra de um personagem preto, com rosto branco, traços levemente arredondados e uma risada bem característica: O Gato Félix. Foi nessa década que o felino criado ainda em 1919 ganhou as telinhas da tevê brasileira e apareceu em As novas aventuras do Gato Felix, desenho que mostrava o lado satírico do personagem que faz sucesso também entre os adultos.

Esse divertido e atrapalhado desenho foi criado por Otto Messmer e Pat Sullivan em 1919 e teve a primeira aparição em tirinhas dos jornais impressos da época. Não demorou muito e a televisão americana lançou o programa Feline Follies, desenho animado mudo e em preto e branco que fez sucesso até o início de 1928, quando Mikey Mouse surgiu e roubou a cena.

Com o objetivo de reconquistar o público, Sullivan deixou de lado o desenho mudo e criou uma animação sonora, mas a tentativa fracassou e o programa saiu do ar um ano depois.

Após a morte do criador, o gato ressurgiu em 1936, mas só ganhou força em 1953, quando o desenhista Joe Oriolo adaptou o personagem e diversificou o roteiro do programa. Além da mala mágica, que acompanha o herói em todos os lugares e guarda uma quantidade infinita de objetos, Félix contava com a ajuda do próprio rabo, que esticava conforme ele precisava. Essa versão também ganhou mais personagens, como os vilões Mestre Cilindro, Gênio da Lâmpada e Professor e o aliado Poindexter.

Quem é o pai?
Não se sabe direito quem realmente criou Gato Félix. Embora o americano Otto Messmer seja apontado como o "pai" do desenho, alguns historiadores acreditam que esse seja apenas o ghost-writer do australiano Pat Sullivan.

Clássicos
Ano passado a DreamWorks comprou os direitos de transmissão de alguns clássicos dos desenhos animados. Além de Gato Félix estão no pacote Gasparzinho e He-Man.

Licenciamento
Ainda hoje, esse gato cheio de histórias aparece em diferentes produtos, desde roupas até brinquedos.

Na telona
Alguns cinemas dos EUA exibiam um curta-metragem estrelado pelo Gato Félix antes dos filmes. Mas a iniciativa não deu muito certo e foi logo abortada.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK