Coluna Eu vi: o Brasil é a pátria das novelas
Quinze produções estão sendo exibidas por quatro emissoras diferentes na tevê aberta

Que me desculpem o carnaval e — sobretudo — o futebol. Mas o Brasil é a pátria das telenovelas. Se não, como explicar que 15 delas estejam no ar, entre obras inéditas, reprises e enlatados? Isso levando em conta apenas quatro emissoras da tevê aberta. Tem pra todos os gostos: infantil, comédia, drama, produções de época e tramas mexicanas e turcas (!).
Curioso notar que a Globo, que reinou sozinha durante muitos anos, tem muito que correr atrás. A qualidade das obras anda meio capenga. Tanto que atualmente a melhor é a reprise de Caminhos das Índias, novela que extrapolou a telinha e levou expressões como “are baba” até a boca do público.
É fora da emissora que estão as surpresas da temporada: Os dez mandamentos, da Record, e Mil e uma noites, da Band, que têm bons índices de audiência.
Com a história Moisés, Os dez mandamentos surpreende pelo cuidado com os figurinos e com a produção de arte. Até a inexperiência do elenco é superada pelo tratamento estético e pela história.
Já Mil e uma noites foi um prato cheio para quem gosta de um dramalhão mexicano — só que turco, desta vez. O sucesso é tão grande que a Band já anunciou que ela será substituída por outra trama da Turquia: Fatmagul estreia amanhã com a mesma pegada de amores impossíveis e lágrimas por todos os lados. Fazia tempo que a Band, conhecida como o canal dos esportes, não emplacava duas novelas seguidas na mesma faixa. Herança do 7 a 1?
Por falar em novela...
Grazi Massafera parece estar, finalmente, se descolando da pecha de ex-BBB. A semana passada foi de superação para a Larissa de Verdades secretas.
Vamos editar?
O MasterChef Brasil está na reta final com uma disputa eletrizante. Não entre os cozinheiros. Mas, sim, do espectador contra o sono. Não dá para o programa terminar quase a 1h de uma terça-feira.
Cozinhando com Ana Maria
O Mais você acertou na 15ª edição do Super Chef Celebridades. Os famosos foram bem escolhidos e têm rendido momentos engraçados e apetitosos na atração matinal.