Brasília-DF,
21/OUT/2017

Polêmico nos EUA, reality 'Escola de tatuagem' chega ao Brasil

Alunos terão duas semanas para mostrar as habilidades necessárias para de tatuadores

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:06/09/2015 06:05

Billi Pogue comanda o reality com braço forte
Billi Pogue comanda o reality com braço forte
 

Quando a televisão começou a explorar as histórias contadas em programas que se passam dentro de um estúdio de tatuagem, a repercussão foi grande. Todos queriam saber porque determinado personagem tinha feito aquele desenho e ouvir a narrativa — geralmente triste — do que se passou para tomar aquela decisão de tatuar o corpo.

 

Proliferaram, então, atrações desse tipo nas mais diversas regiões do mundo, mas principalmente nos Estados Unidos. Já saturado de tantos shows nesse estilo, os canais passaram para uma outra vertente: mostrar a vida dos profissionais e dos aprendizes. É com esse mote que estreou na sexta-feira o reality Escola de tatuagem, no TLC.


No programa, a escola World’s Only Tattoo School oferece a aspirantes de tatuadores um curso intensivo de duas semanas sobre a arte da tatuagem. Durante esse período, os alunos serão testados em provas que simulam situações corriqueiras nos estúdios. Entre os participantes estão veteranos de guerra, desertores do ensino médio e profissionais liberais frustrados. Ao fim do programa, o ganhador recebe uma máquina para tatuar banhada a ouro.


Claro que, além de ensinar a tatuar, o programa foca nas histórias de cada um dos alunos e mostra que os diferentes alunos têm talentos e expectativas: alguns querem mudar de profissão, outros perseguem um sonho de longa data e há os que estejam atrás do estilo de vida que vem com o ofício de tatuador.

Quem comanda a escola é o doutor Bill Pogue — que recebe esse título por ser formado em quiropraxia — e que tem mais de 47 anos de experiência. Ele começou a tatuar em 1968 e logo abriu a instituição, sendo a primeira a desse tipo a ser licenciada pelo governo. Se não bastasse toda esse currículo, Pogue ainda é especialista em neurolinguística e aplicou esse conhecimento em caratecas.

Boicote

Apesar de só estrear agora no Brasil, o reality começou nos EUA em 2012 e foi alvo de protestos dos tatuadores profissionais. Segundo os especialistas, é impossível aprender a arte da tatuagem em apenas duas semanas, mesmo que o curso seja intensivo.

À época, os tatuadores fizeram um protesto por meio das redes sociais, pedindo o boicote ao programa. Foi criada a página Boicote ao Escola de tatuagem, no Facebook, e os profissionais foram à imprensa para dizer que quem quer mesmo aprender deve ter anos de dedicação.
Legenda: Billi Pogue observa um dos pupilos trabalhar


SERVIÇO
Escola de Tatuagem
Toda sexta-feira, às 23h10, no TLC

Veja também
O canal A&E traz um programa sobre o mundo da tatuagem. Em Inked, as câmeras mostram o cotidiano do badalado estúdio Hart & Huttington Tattoo Co, localizado dentro do Palms Casino, em Las Vegas. A série retrata os desafios de Carey Hart, fundador do estúdio e campeão de motocross, para gerenciar sua equipe de funcionários e o atendimento a sua clientela formada por celebridades e VIPs. Carey e o sócio Thomas Pendelton comandam os tatuadores Clark North, Eric “Big E” Pele e Joey Hamilton. A atração vai ao ar toda quinta-feira, às 23h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK