Brasília-DF,
23/SET/2017

Maggie Smith se despede da Condessa Violet Crawley

O Correio relembra a carreira da atriz britânica que brilhou nos palcos, no cinema e na tevê

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:10/01/2016 07:00
Maggie Smith encanta o público há 64 anos (Reprodução/Internet)
Maggie Smith encanta o público há 64 anos

Para muitos, Violet Crawley, a Condessa de Grantham na série britânica Downton Abbey, é a personagem mais memorável da veterana Maggie Smith. De fato, o trabalho exercido pela atriz no drama de época é avassalador, mas, no decorrer de 64 anos de carreira, Maggie provou repetidamente talento e versatilidade.

Downton Abbey, que entra em sua última temporada neste ano, foi criada por Julian Fellowes. Em 1964, Fellowes, ainda adolescente,  foi assistir a uma montagem de Otelo protagonizada por Laurence Olivier, um dos maiores ícones do teatro britânico e de Hollywood. Mas foi Maggie Smith, no papel de Desdemona, que capturou a atenção do jovem.

“Eu não consigo explicar o quão fascinante ela era”, ele contou ao jornal britânico The Guardian. “Ela tinha uma inocência crua que realmente fazia chorar. Àquela altura eu já havia visto muitas montagens de Shakespeare, mas nada havia me comovido como ela.”
 
Em 1964, a atriz completou 30 anos e já estava consolidada como um dos nomes mais importantes dos teatros britânico e americano. Mais de 50 anos depois, a dame Maggie Smith (título concedido pela rainha Elizabeth II) construiu uma carreira sólida e premiada. Mas, apesar do reconhecimento crítico, foram os recentes papéis de Violet Crawley e de Minerva McGonagall, na franquia Harry Potter, que tornaram a atriz um ícone da cultura pop.

Nascida Ilford, mas criada em Oxford, Maggie se mudou para Nova York na década de 1950 contra a vontade de sua mãe, que sugeriu que ela fizesse um curso de secretariado executivo. Margaret (nome de batismo da atriz) só convenceu sua família de que havia seguido o caminho certo ao ganhar o Oscar de melhor atriz, em 1969, pelo longa Primavera de uma solteirona.

A infância solitária e a rebeldia adolescente ajudaram a forjar a personalidade única de Maggie Smith. Conhecida pelo humor sarcástico, tipicamente britânico, e por uma vontade de ferro (a atriz só faz aquilo que quer), a dama galgou uma trajetória única e fascinante no teatro, no cinema e na tevê.
 

via GIPHY

No mundo da magia
Por 10 anos, Maggie Smith viveu o papel da professora Minerva McGonagall, na franquia Harry Potter. Conhecida por ser disciplinada e direta, Minerva Mcgonagall está entre as personagens mais queridas do universo criado por J. K. Rowling. A popularidade atual da professora se deve muito ao trabalho da atriz no decorrer dos oito filmes da série.
 
Adeus à condessa
A última temporada de Downton Abbey estreiou ontem no canal GNT. O drama de época termina após seis anos como um marco na televisão britânica. A intérprete da condessa Violet Crawley é uma das razões do imenso sucesso da série. Julian Fellowes, criador do programa, confessou ter Maggie Smith como “musa”. Para acompanhar a sexta temporada de Downton Abbey, ligue no canal GNT aos sábados, às 22h30.

Quem é
Nome: Margaret Natalie Smith
Nascimento: Ilford (Inglaterra)
Idade: 81 anos

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK