Brasília-DF,
20/SET/2017

'Dawson's creek' apresentou os dramas e dilemas da adolescência

Durante seis temporadas, fãs da série acompanharam os dilemas da adolescência dos personagens

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:12/06/2016 06:50Atualização:10/06/2016 16:00



Período de grandes transformações, a adolescência é fase de conflitos e novidades. A descoberta do amor, da sexualidade e os desafios da convivência familiar permeiam o roteiro da série Dawson's creek.

A história se passa na pacata cidade de Capeside, nos Estados Unidos, com três amigos de infância que futuramente formariam um triângulo amoroso: Dawson Leery (James Van Der Beek), Joey Potter (Katie Holmes) e Pacey Witter (Joshua Jackson). O personagem principal que dá nome a série é um  apaixonado por cinema e aficionado pelo trabalho do diretor Steven Spielberg.


Logo na primeira temporada o trio é cercado de personagens que convivem na escola municipal, primeiro local onde aprendem a lidar com diferentes realidades da sociedade americana. Uma das personagens-chave para a série, Jen Lindley (Michelle Willians), enfrenta graves problemas de relacionamento com a conservadora e religiosa avó Evelyn Ryan (Mary Beth Peil).

 

 

A relação turbulenta começa a ganhar contornos mais suaves com a maturidade da personagem, que chegou inicialmente à cidade a contragosto e a mando dos pais, que passaram por um doloroso divórcio em Nova York.

As ideias libertárias de Jen fizeram com que o colega de escola Jack McPhee (Kerr Smith) se aproximasse da jovem. A empatia se transformou em uma grande e duradoura amizade que seria primordial para o enfrentamento de um dos dramas da série: a descoberta da sexualidade. Após Jack assumir a homossexualidade, o elo entre os dois fica cada vez mais forte.

Juntos, eles enfrentam os preconceitos de uma sociedade americana marcada pela homofobia. Em uma das seis temporadas, Jen covida Jack a morar com ela e com a avó. A experiência permite que o trio, especialmente a preconceituosa Evelyn, desenvolva tolerância e compaixão.


Os últimos capítulos da série mostram os diferentes caminhos seguidos pelo grupo de amigos. Joey se transforma em uma escritora de sucesso, Dawson estoura como cineasta após produzir uma série inspirada na vida deles e Pacey contraria as expectativas negativas da família desestruturada e se transforma em um executivo bem-sucedido.

Os episódios finais reúnem os personagens que relembram lembranças marcantes da adolescência e que, mesmo com realidades totalmente distintas, possuem uma ligação livre de ser apagada pelo tempo.

Autobiográfico


O roteiro foi inspirado na adolescência do diretor Kevin Williamson e o seriado revela cenas bucólicas da Carolina do Norte como as cidades de Wilmington e Providence.

Trilha sonora


A música Hand in my pocket, de Alanis Morissette, foi cogitada para ser o tema de abertura da série. A canção foi substituída por I don´t want to wait, de Paula Cole.

Beijo gay
A cena do beijo entre os personagens Jack e Ethan, marcou época pela intensidade, até então inédita no horário nobre da tevê americana.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK