Brasília-DF,
25/ABR/2024

Conheça mais sobre Henrique Fogaça, um dos jurados do MasterChef

Crítico participa da bancada do reality show gastronômico. Fora da tela, a polarização é entre a cozinha e o rock'n'roll

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:19/06/2016 06:45Atualização:20/06/2016 11:12
Henrique Fogaça sabe que a sinergia entre os colegas é um dos pontos altos de MasterChef (Band/Divulgação)
Henrique Fogaça sabe que a sinergia entre os colegas é um dos pontos altos de MasterChef


Chef ou estrela de tevê? Para o jurado do reality MasterChef, da Band, o dilema não existe. Henrique Fogaça é um chef que aparece na tevê — e se orgulha muito disso. Ponto final. Mas não dá pra negar que as três temporadas do reality e a primeira do MasterChef Junior, também na Band, alçaram Fogaça a um posto de celebridade da gastronomia.
 
“Sei que tenho esse reconhecimento muito por causa do programa. Já tinha recebido muitos prêmios na área da cozinha antes, mas a tevê enaltece você em vários outros aspectos. E eu tenho o pé muito no chão. Não pode deixar o sucesso e a fama subirem à cabeça”, afirma o chef ao Correio.
 
Fogaça comemora, ainda, que o movimento em um dos restaurantes que comanda, o Sal Gastronomia, está maior depois dos programas: “Sempre tive filas de espera, mas o movimento aumentou, sem dúvida.” Além do Sal, Fogaça administra o Jamille, o Cão Véio e o Admiral’s Place (que funciona no terraço do Sal) — todos em São Paulo.
 
 
Ao lado de Erick Jacquin e Paola Carosella, Fogaça avalia pratos criados ou executados por cozinheiros em busca do título de MasterChef. De estilos completamente diferentes, os três acabam dividindo o protagonismo do programa com os participantes. Espécie de coluna do meio entre a boazinha Paolla e o rabujento Jacquin, Fogaça alterna momentos de críticas ácidas e cenas em que chega a se emocionar com a performance de um dos amadores.
 
“Acho que um dos sucessos do programa é essa sinergia que existe entre a gente. O jeito de um acaba completando o do outro. Nós estamos mais criteriosos porque o nível aumentou. Podemos exigir mais dos competidores”, afirma o chef.
 
Além de representar o equilíbrio na bancada dos jurados, Fogaça é o Brasil em meio a uma argentina e um francês. “O Brasil é um país rico em gastronomia. Temos dimensões continentais e várias culturas gastronômicas aqui”, orgulha-se.
 
O chef admite que ainda não conhece a gastronomia da capital federal, mas está disposto a mudar isso. Na cidade, para participar do evento Mercadinho do Brasília, Fogaça se diz “ansioso” por preencher mais essa lacuna na carreira de pesquisador e criador da cozinha nacional que cursou administração e foi bancário antes de se dedicar totalmente às caçarolas. História para inspirar os Masterchefs é que não falta.

Quem é?
Nome: Henrique Fogaça
Nascimento: 1º de abril de 1974
Local: Piracicaba (SP)

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK