Coluna 'Eu vi!' dessa semana homenageia Dercy Gonçalves
A musa do humor brasileiro teria completado 109 anos semana passada

Nessa última semana, nossa querida Dercy Gonçalves completaria 109 anos. Se dependesse dela, ainda estaria por aí nos fazendo rir. Não à toa, o canal Viva a homenageia neste mês ao exibir a série Dercy de verdade, que retrata a história da atriz, cantora e comediante que nos deixou em 2008.
Ao longo dos 86 anos de carreira (pausa dramática: 86 anos de carreira!), Dercy nos brindou com filmes, novelas e programas que formam um belo legado artístico e a colocam entre as maiores figuras da cultura popular nacional. Acima de tudo, Dercy deve ser lembrada pela irreverência, autonomia e autenticidade.
Uma mulher disposta a quebrar todo o moralismo que encontrava pela frente e subvertê-lo. E não economizava nos palavrões, se preciso fosse, ensinando-nos que mentes retrógradas e preconceituosas são muito mais ofensivas que meras palavras de exaltação.
Nada de Amélia, de damas do teatro, de senhoras comportadas, de donas de casa exemplares. Dercy! Aquilo é que era mulher de verdade!
Lições
Entre meus vídeos favoritos de Dercy, adoro a entrevista que ela concedeu ao Jô Soares, ainda no SBT. Um trecho, em particular, serve como lição de vida. De acordo com a humorista, se alguém lhe dissesse “não gosto de você”, a resposta estava na ponta da língua: “Vai tomar no...!”
Brasiliense
Mudando de “pau para cacete” (estou incorporando a Dercy, gente!), fica registrada minha torcida pelo ator brasiliense João Campos, que participará da nova novela das 21h da Globo. Parte pra ignorância, querido!