Brasília-DF,
17/DEZ/2017

Tarzan: relembre as histórias e aventuras do Rei da Selva

Personagem conquistou o público de todas as idades ao controlar os animais selvagens com maestria

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:03/07/2016 07:00Atualização:01/07/2016 14:25

 (Reprodução/Internet)
 

 

Música de suspense e ação. Um tigre e um homem travam uma luta, rolando pelo chão da savana. O homem domina o tigre. De tanga, no alto de uma cachoeira, o mesmo homem parece convocar os animais emitindo um uivo que ficou bem conhecido pelo público na caracterização do personagem. Os animais respondem. Pendurado em um cipó, ele passa na tela da televisão e vai aparecendo o nome título do seriado. Assim começava mais um episódio da série Tarzan.
Produzido no fim dos anos 1960 pela rede NBC, nos EUA, e exibido, no Brasil no início dos anos 1970, o seriado contou com duas temporadas e um total de 57 episódios.


No seriado, Tarzan, um homem civilizado, decide retornar à selva onde cresceu para viver com sua macaca Cheeta e o menino órfão Jai, que ele adota. Alguns episódios e cenas da abertura, como a da cachoeira, foram filmados nas Cataratas do Iguaçu.

No Brasil


A história do Rei da Selva já era conhecida aqui, não só pelos livros, mas também pelos filmes, alguns deles tendo sido rodados em território nacional. Porém, o roteiro apresentava alguns elementos diferentes. A personagem Jane, por exemplo, par romântico de Tarzan e peça fundamental nas tramas dos cinemas, não aparecia no seriado.


Ron Ely, que até então tinha pouca experiência como ator, criou um dos Tarzans mais cultos da história. Diferentemente dos livros, o Tarzan de Ely era loiro e frequentava universidades. A forma como ele compôs o personagem foi muito atribuída ao fato de o ator ter lido todos os livros de Edgar Rice Burroughs.


Além de conhecedor da história original, Ely é lembrado pela disponibilidade que tinha para interpretar o destemido Rei da Selva. O ator chegou a dispensar dublê, mesmo nas cenas mais perigosas de contato com animais selvagens. De acordo com Ron Ely, não era bom um ator vender algo que não era verdade. Logo, para que o público acreditasse que ele era o homem que cruza a floresta montado em um elefante ou pendurado em cipós, ele mesmo deveria gravar as cenas.


Com o fim da série, muitos episódios foram reeditados e exibidos no cinema. Ely interpretou por 11 anos o Rei da Selva. A história rendeu muitos outros filmes, e até animações, ficando bastante popular entre as crianças dos anos 1990 para cá.



SAIBA MAIS

Verde e amarelo
Os primeiros cinco episódios da série foram filmados no Brasil, mas, devido a dificuldades financeiras
da produção e a custos altos das filmagens aqui, as gravações foram transferidas para um estúdio no México.

Mudança de planos
Ron Ely iria interpretar um Tarzan impostor em um episódio, mas, após divergências entre o ator Mike Henry e o produtor Sy Wentraub, Henry se desligou do elenco e Ron foi escalado para ser o protagonista.

Escritor
Atualmente Ron Ely está com quase 80 anos e é escritor de livros de mistérios, inspirados também na literatura do autor de Tarzan, Edgar Rice Burroughs.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK