Programas da tevê aberta brasileira disputam cada vez mais a audiência de domingo
Mesmo com atrações muito parecidos, apresentadores disputam a tapa cada ponto da audiência

Domingo é dia de as famílias se reunirem em frente à tevê e curtir um programa de auditório que agrade a todas as faixas etárias. A guerra pela audiência é ponto a ponto. Se há pouco tempo valia tudo por esses índices mágicos — de sushis eróticos a moças seminuas em banheiras —, hoje a aposta está em atrações musicais e brincadeiras que envolvem famosos e anônimos. Isso sem falar nas famigeradas pegadinhas. Entre as novidades estão as estreias de Tamanho família, hoje, na Globo; e de João Kleber Show, há cerca de um mês na Rede TV! Confira o que você pode curtir hoje no sofá!
De volta à apresentação
Híbrido entre ator e apresentador, Marcio Garcia pula de uma função para a outra, destacando-se poucas vezes numa ou na outra. Agora é a vez de dar vazão ao lado animador do bonitão. Estreia hoje, na Globo, o game show Tamanho família.
O programa mostrará uma fórmula conhecida — poucas são as inovações guardadas para os domingos: a família de um famoso enfrenta os parentes de um anônimo (ou de outro famoso) em uma disputa de perguntas e respostas. “Conseguimos transformar a família em um programa. Foi mudando, se transformando e hoje podemos dizer que é um programa de variedades em que a gente tenta mostrar a realidade do cotidiano familiar. A gente vê lágrimas, alegria e muita diversão no palco”, disse Marcio na coletiva de imprensa.
No primeiro episódio, Marcio recebe Bruna Marquezine e Juliana Paes. Anitta, Fabiana Karla, Artur Aguiar e Tom Cavalcante devem ser os próximos convidados. A parte musical fixa ficará a cargo da Família Lima.
Para a família

“Meu programa tem a minha cara. É para toda a família. O domingo à noite precisava de um apelo que não fosse mulheres nuas ou futebol”, afirmou, ao Correio, João Kleber sobre o novo João Kleber Show. Na atração, João Kleber dá um tempo dos casos polêmicos do Teste de fidelidade e, agora, investe em quadros de calouros, entrevistas com personalidades nacionais e internacionais, e shows de drag queens.
“São drags maravilhosas, daquelas que se apresentam em boates e que não vemos mais na tevê brasileira. Minha inspiração foi no RuPaul”, contou João Kleber.
O apresentador também revelou que a maior preocupação dele é se divertir. “Audiência é consequência. No momento, estou mais preocupado com a qualidade do meu trabalho e com a formatação do programa. Ele ainda está em processo de mudança, está sendo criado no ar”, filosofa.
Competições em alta

Há 27 anos e com a mesma fórmula, o Domingão do Faustão sobrevive com raros lampejos de novidade. As poucas exceções ficam por conta dos realitys shows. Atualmente, Os iluminados está na segunda temporada. Com direito à presença do brasiliense Guga Carmafeu na disputa. Nas duas últimas semanas, ele foi classificado para o show seguinte, na repescagem.
Ainda para este ano, Faustão já anunciou que a próxima temporada de Dança dos famosos vem aí. Os atores Nicolas Prattes e Letícia Lima são nomes dados como certos no reality que consagrou Viviane Araújo no ano passado.
O rei...
Silvio Santos é nome certo quando falamos de programas de auditório no Brasil. Espécie de mestre da arte de apresentar, Silvio já conquistou várias gerações de fãs. E não pense que ele parou no tempo. É rara a segunda-feira em que uma peripécia ou frase de efeito — “dizem que estou caducando”, disse na entrega do último Troféu Imprensa — deixa de bombar na internet. Para o bem ou para o mal, diga-se, pois às vezes são comentários machistas que ganham espaço.
No mais, o programa de Silvio é o mesmo de sempre. Quadros clássicos, como Qual é a música? e Roletrando, mudam de nome conforme o patrocinador e ganham cenário novo. Mas não saem da programação, assim como os quadros em que anônimos são alvos de brincadeiras com a câmera escondida.
… E os súditos

Como todo bom mestre, Silvio Santos tem aprendizes. Eliana e Rodrigo Faro são, assumidamente, parte dessa turma. Eliana começou a carreira solo no SBT, foi para a Record e voltou para a antiga casa. Lá, comanda o programa que leva o nome dela e tem quadros que exploram a emoção do público, como Sueli na sua casa e Sua história vale mil. O toque de contemporaneidade vem com Fenômenos do YouTube.
Já Rodrigo Faro herdou a cara de pau de Silvio Santos. O ex-ator e ex-cantor se joga com toda a força no Na hora do Faro. No palco, sem nenhum pudor, ele refaz casamentos, proporciona reencontro de parentes afastados e se traveste como cantores no quadro Dança, gatinho. Madonna, Sidney Magal e Xuxa foram alguns dos “homenageados”. O domingo é um dos dias em que mais vale a máxima de que na tevê “nada se cria, tudo se copia”.