Brasília-DF,
17/MAR/2024

Maria Bethânia estreia como apresentadora no Arte1

No ano em que completa 70 anos, além do programa, ela vê documentários e filmes sobre ela serem exibidos na telinha

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:17/07/2016 07:05Atualização:15/07/2016 14:40
Aos 50 anos de carreira, Maria Bethânia estreia como apresentadora no Arte 1 (Cine1/Divulgação)
Aos 50 anos de carreira, Maria Bethânia estreia como apresentadora no Arte 1

Maria Bethânia completou 70 anos há menos de um mês e as comemorações não param. A televisão — veículo em que a Abelha Rainha nem sempre é vista — também rende homenagem à diva da MPB. O Arte 1 exibe uma serie de quatro programas intitulada Poesia e Prosa com Maria Bethânia e o serviço on demand Net Now acrescentou dois títulos ao catálogo que têm a filha mais famosa de Dona Canô como protagonista.
 
Poesia e prosa com Maria Bethânia, projeto da Cine Group criado para democratizar o acesso à poesia, chega hoje ao terceiro episódio. Nele, Bethânia recebe Chico Buarque e o professor de teoria literária e literatura comparada da UFMG, Wander Miranda. Em foco está a obra de João Cabral de Melo Neto.
 
Em um momento descontraído, Bethânia se lembra de um show dela em que ele estava na plateia. “Mas ele odeia música, pensei na hora”, conta a cantora, aos risos. Já Chico recorda a ousadia de ter musicado trechos do clássico Morte e vida Severina ainda no início da carreira.
 
Documentário e musical

No dia do aniversário de Bethânia, 18 de junho, o Canal Brasil fez uma programação especial, repleta de musicais estrelados por ela e de documentários que se debruçaram sobre a obra e a personalidade da Abelha Rainha. Agora, dois deles podem ser encontrados no catálogo do Net Now: Bethânia bem de perto, de Julio Bressane e Eduardo Escorel, e Quando o carnaval chegar, de Cacá Diegues.

Em Bethânia bem de perto, datado de 1966, Julio Bressane e Eduardo Escorel registram o início da carreira da cantora, no icônico show Opinião, no qual Bethânia substituiu Nara Leão e foi apresentada ao Brasil inteiro. O filme lembra o primeiro show da baiana no Rio de Janeiro, na boate Cangaceiro.

Quando o carnaval chegar (1972) é uma ficção musical estrelada por Nara, Bethânia, Chico e mais Hugo Carvana e Elke Maravilha, entre outros. O lado cênico de Bethânia (velho conhecido de quem a vê nos palcos) aparece no papel de Rosa, atriz e cantora que faz parte de uma trupe que roda o país a bordo de um colorido ônibus.

Essas produções servem como panorama para que o telespectador conheça um pouco mais sobre Bethânia. Adoradora de poesia e de literatura, são raros os shows dela em que textos de autores como Fernando Pessoa e Castro Alves não são recitados. O gosto pela literatura, ela conta, foi herdado da mãe, dona Canô, e dos irmãos, especialmente de Caetano Veloso.

Vale a pena ficar de olho também em reprises de entrevistas dadas por Bethânia por ocasião do aniversário dela. A da Globo News, comandada por Roberto d’Ávila, é imperdível.

Poesia e prosa com Maria Bethânia
Hoje, às 22h. No Arte 1. Reprises terça, às 20h30, e sexta, às 13h30.

Quem é
Nome: Maria Bethânia Vianna Telles Velloso
Nascimento: 18 de junho de 1946
Local: Santo Amaro (BA)

Especial

Bethânia vez ou outra dá os ares nas novelas. Mas não pense em vilãs ou mocinhas. Ela faz papel de... Maria Bethânia! Foi assim em Celebridade, Caminho das Índias, em Insentato coração e, mais recentemente, em Babilônia.
 
Personagem de Gloria Pires era embalada por É o amor em Suave veneno ( Arquivo/TV Globo)
Personagem de Gloria Pires era embalada por É o amor em Suave veneno
 
 
Soltando a voz

É cantando que Bethânia mais aparece na tevê. Especialmente nas trilhas de novelas e minisséries. Atualmente, Velho Chico tem duas faixas na voz dela: Meu primeiro amor e Mortal loucura. Outros destaques foram Fera ferida (1993), na novela homônima; É o amor, em Suave veneno (1999); e Sábado em Copacabana em Paraíso tropical (2007).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK