Brasília-DF,
20/ABR/2024

Personagem Mário Fofoca está de volta em seriado no canal Viva

O jeito atrapalhado do detevitive conquistou o público em 'Elas por elas' e ganhou um seriado próprio, que terá reprise a partir de 1º de outubro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Alexandre de Paula- Especial para o Correio Publicação:25/09/2016 06:30Atualização:23/09/2016 16:41
Luís Gustavo brilhou ao interpretar o personagem Mário Fofoca
 (Globo/Reprodução)
Luís Gustavo brilhou ao interpretar o personagem Mário Fofoca


Eram para ser apenas quatro capítulos, mas Mário Fofoca roubou a cena na novela Elas por elas (em 1982) e se tornou um dos personagens mais empolgantes da produção. Claro que o autor Cassiano Gabus Mendes estendeu a participação do ator Luis Gustavo, a pedidos do público, e manteve o personagem até o fim do folhetim. O sucesso foi tanto que Mário Fofoca ganhou, no ano seguinte, uma série só para ele na Globo.

A atração volta ao ar, em reprise do canal Viva, a partir de 1º de outubro e traz as trapalhadas do personagem. O sucesso se devia muito ao jeito atrapalhado de Mário Fofoca, um detetive incapaz de solucionar qualquer caso. Cheio de trejeitos e gago, ele conquistou tanto o público infantil quanto os adultos e ficou marcado também pela roupa sempre igual (um terno quadriculado).

Para a série, a Globo fez várias alterações no enredo original do personagem na novela. A primeira grande modificação foi a mudança de cidade. Mário deixou São Paulo (cidade onde o folhetim se passava) e foi para o Rio de Janeiro, para facilitar a produção.

Além disso, apenas dois personagens, além de Mário, permaneceram na série, Evilásio e Raquel. Evilásio (Felipe Carone) é o pai do personagem e grande incentivador do detetive. Já Raquel (Ana Ariel), mãe de Mário Fofoca, é uma crítica ferrenha das trapalhadas do filho.

Na novela, Mário tinha um grande companheiro, Renê. Interpretado por Reginaldo Faria, ele trabalhava em um escritório ao lado do detetive. Na série, Renê foi substituído por Donato, vivido por Osmar Prado. Com dificuldades no trabalho, ele acabava entrando de cabeça nas investigações com Mário.

Dirigida por Adriano Stuart, Mário Fofoca tinha textos de Luis Fernando Veríssimo, Carlos Eduardo Novaes, Bráulio Pedroso e Carlos Lombardi. Autor da novela, Cassiano Gabus Mendes escreveu apenas Vista chinesa, o episódio inicial.

Apesar do sucesso do personagem na novela, a série não conquistou uma boa audiência e durou apenas uma temporada. Mário Fofoca foi cancelada ainda em 1982, após apenas 17 episódios.

Cinema
Em 1983, três dias antes da estreia da série, o detetive chegou também às telas do cinema com o longa As aventuras de Mário Fofoca.

Sai de baixo
Mário Fofoca voltou às telas também em 1996. Ele participou de um episódio do programa humorístico Sai de baixo.

Volta
Em 2010, o personagem voltou às telinhas na novela Ti ti ti. Interpretado também por Luis Gustavo, ele voltou com o mesmo jeito destrambelhado.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK