Brasília-DF,
24/ABR/2024

Documentário sobre José Celso será exibido na tevê

O longa revela detalhes da carreira de um dos diretores mais importantes do teatro brasileiro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:28/10/2016 07:00
Com quase 80 anos, o diretor continua produzindo espetáculos (Canal Curta!/Divulgação)
Com quase 80 anos, o diretor continua produzindo espetáculos
 
Um dos maiores nomes do teatro brasileiro, o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa terá a cinebiografia Evoé —  Retrato de um antropófago exibida amanhã, no canal Curta!. Entre depoimentos recentes e imagens históricas, os diretores Elaine César e Tadeu Jungle, retomam pontos e momentos chave da carreira do artista, nas regiões do Sertão da Bahia, a praia do Cururipe, em Alagoas, Epidauros e Atenas, na Grécia e no apartamento do diretor, em São Paulo.
 
A exibição faz parte da série Iconoclássicos, sequência de programas dedicados a personagens da cultura popular brasileira sob o olhar de novos diretores, que faz parte das comemorações dos quatro anos do canal. A série já homenageou o compositor Itamar Assumpção e o artista plástico Nelson Leiner.

Zé Celso começou a carreira no início dos anos 1960 e, enquanto estudava direito na USP criou o Oficina, marco para as artes cênicas no país. O grupo encenou peças como Roda viva, de Chico Buarque, que questionavam a situação da ditadura militar no país. Por se opor ao regime, foi torturado e teve de viver no exílio.
 
Ao voltar ao país, em 1979, precisou reconstruir o seu teatro, algo que só conseguiu no início dos anos 1990, com a montagem de Ham-let, peça premiada nacionalmente que estreou a nova fase do Oficina.

Aos 79 anos, Zé Celso continua produzindo, atuando e dirigindo peças e filmes, ou apresentando seminários por todo o país. Atualmente, o artista está dirigindo a reestreia do espetáculo Bacantes, de Eurípedes.

SERVIÇO
Evoé — Retrato de um antropófago
Curta.! Sábado, às 22h. Não recomendado para menores de 16 anos. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK