Brasília-DF,
18/OUT/2017

Canais aproveitam Halloween para exibir seriados e filmes de terror

Entre as estreias está o documentário 'Nas sombras do medo - o cinema de terror no Brasil' e a segunda temporada de 'Salem'

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:30/10/2016 06:15Atualização:28/10/2016 17:12
O Zé do Caixão participa do programa  Nas sombras do medo %u2014  o cinema de terror no Brasil (Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press)
O Zé do Caixão participa do programa Nas sombras do medo %u2014 o cinema de terror no Brasil
Amanhã é Halloween, ou Dia das Bruxas para os brasileiros. Além das opções de festas que rechearam o mês, os canais de televisão por assinatura também vão celebrar a data. Durante esta semana, serão exibidos filmes e séries de terror. O canal Brasil dedica os próximos sete domingos à produção brasileira de terror.
 
No mesmo canal, amanhã será a estreia do documentário Nas sombras do medo —  o cinema de terror no Brasil, dirigido por Simone Zuccolotto. A obra aborda a produção nacional do gênero por meio de conversas com especialistas como José Mojica (o Zé do Caixão).
 
Outro destaque é a programação do Studio Universal, que está celebrando a data desde o dia 24 com o especial Fenômenos do além. Para o encerramento,  amanhã, serão 17 horas de terror, com filmes como A chave mestra.
 
Mais tarde, no dia 3 de novembro, é a estreia da segunda temporada de Salem, série de drama e terror histórico que se passa no final do século 17, época da perseguição às bruxas de Salem.
 
Simone Zuccolotto dirige seis capítulos sobre filmes de terror brasileiros (Fernanda Chemale/Canal Brasil)
Simone Zuccolotto dirige seis capítulos sobre filmes de terror brasileiros
 
Terror nacional
O canal Brasil estreia sua mostra de terror hoje, com a exibição do inédito Vampiro 40º, do diretor Marcelo Santiago. O longa se originou na série Vampiro carioca, exibida pelo próprio canal Brasil em 2010 e mostra a vida de Vlak, vampiro que, cansado da monotonia, retorna ao Rio de Janeiro após uma temporada na Transilvânia e decide se tornar o rei do tráfico.
 
Também estreando, a série documental Nas sombras do medo —  O cinema de terror no Brasil apresenta um histórico da produção nacional do gênero no país. Roteirizados e dirigidos por Simone Zuccolotto, os seis capítulos da série discutem as várias fases das produções, como a relação com o movimento marginal, os filmes da boca do lixo e a centralidade da figura de José Mojica, o Zé do Caixão.
 
Além de resgatar a história filmográfica do gênero, a série apresenta novos nomes do terror nacional, como Rodrigo Aragão, diretor de Mar negro (2013), e o experiente Walter Lima Jr, responsável por Através das sombras (2015).

O que é?
O Halloween é uma festa tradicionalmente anglo-saxã, amplamente celebrada em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. No Brasil, 31 de outubro é o Dia do Saci. A data não é oficial no país inteiro, mas foi aprovada no estado de São Paulo em 2004. Segundo o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), relator de um dos projetos de lei que pede pela instauração oficial da data, a comemoração do Dia do Saci valorizaria a cultura e a identidade nacional.

Serviço
Mostra de terror — Vampiro 40º
Canal Brasil. Hoje, à 0h. Não recomendado para menores de 16 anos.

Nas sombras do medo —  O cinema de terror no Brasil
Canal Brasil, Segunda, às 21h. Não recomendado para menores 
de 16 anos.
 
'Atividade paranormal: Marcados pelo mal' estreia amanhã na tevê (Paramount Pictures/Divulgação)
'Atividade paranormal: Marcados pelo mal' estreia amanhã na tevê
 
Ecos de outro mundo
Amanhã é o ponto alto do especial Fenômenos do além, do Studio Universal. Começando às 11h, a programação será totalmente voltada ao terror. A abertura fica por conta do filme Blackwood (2013), produção inglesa que mostra a história da família de Ben Marshall à procura de um recomeço após um colapso nervoso e o consequente afastamento do casal e dos filhos.
 
Será exibido também Os outros (2001), filme que marcou a história recente do gênero. Mais destaques são as estreias da série A assombração de Enfield e do quinto filme da franquia Atividade paranormal.
 
A assombração de Enfield mostra em três episódios a história real da família Hodgson. A premissa da série é contar o caso da família que morava em Enfield, próximo a Londres, e sofria com situações paranormais. Em uma noite, Peggy Hodgson e os filhos estavam indo para cama, quando as crianças gritam do quarto. A mãe correu e ouviu, entre os soluços do choro, a explicação dos filhos: a cadeira tinha se movido sozinha. Peggy os acalma afirmando que era só um pesadelo.
 
Nos dias seguintes, a situação se repete com outros objetos. A mãe começa a acreditar nos casos e tira os filhos da casa, buscando abrigo com vizinhos. Sem resultados a polícia, jornalistas e investigadores paranormais vão até o local para desvendar o mistério.
 
Atividades paranormal: marcados pelo mal é o quinto filme da série de terror. Dessa vez, a história acompanha a vida de um jovem que é possuído por uma entidade e precisa procurar meios para retornar ao estado normal antes que sua família ou os amigos se machuquem.

Serviço
Especial Fenômenos do além
Studio Universal. Segunda, das 11h às 4h25.
 
Programação | Amanhã
11h - Blackwood (Não recomendado para menores de 16 anos)
12h35 - A chave-mestra (Não recomendado para menores de 14 anos)
14h40 - Os outros (Não recomendado para menores de 14 anos)
16h45 - Atividade paranormal (Não recomendado para menores de 14 anos)
18h25 - Atividade paranormal: Marcados pelo mal (Não recomendado para menores de 14 anos)
20h - A assombração de Enfield - 1º episódio (Não recomendado para menores de 14 anos)
21h30 - A assombração de Enfield - 2º episódio (Não recomendado para menores de 14 anos)
23h - Atividade paranormal: Marcados pelo mal (Não recomendado para menores de 14 anos)
0h35 - Os espíritos (Não recomendado para menores de 14 anos)
2h45 - Atividade paranormal (Não recomendado para menores de 14 anos)
4h25 - Atividade paranormal: Marcados pelo mal (Não recomendado para menores 
de 14 anos) 
 
A série 'Salem' se passa no século 17 (Justin Stephens/Fox)
A série 'Salem' se passa no século 17
 
Elas voltaram
A terceira temporada de Salem estreia na madrugada de quinta-feira no canal FOX1. O drama sobrenatural se passa no século 17, durante os chamados “tribunais de Salem”, em que mulheres acusadas de serem bruxas eram julgadas e queimadas em fogueiras.
 
A série acompanha a história da poderosa bruxa Mary Sibley, que pretende colocar o plano do “Grande rito” em prática. A bruxa luta contra os puritanos da pequena cidade de Salem, em Massachusetts, para adquirir cada vez mais poder dentro da comunidade e completar o rito, causando um assassinato em massa e a chegada do diabo na terra.
 
Na nova temporada, o plano de reconstruir o mundo com a ajuda do diabo não funciona, pois em vez de um lugar livre do poder puritano, o plano de Satã é dominar e escravizar a raça humana. A única pessoa que pode vencê-lo é a mesma que o trouxe à terra: Mary Sibley.

Serviço
Salem. FOX1. Quinta, às 2h10. Não recomendado para menores de 16 anos.

Relembre programas em que as bruxas eram destaque
 
 (Internet/Reprodução)
 
A feiticeira
A clássica série estrelada por Elizabeth Montgomery mostrava a vida do casal aparentemente normal, Samantha e James, com a diferença de que a esposa era uma bruxa que tentava se encaixar na típica vida suburbana dos anos 1960. Exibida durante oito anos, entre 1964 e 1972, nos Estados Unidos, o programa marcou época e influenciou muitas produções, inclusive ganhando uma adaptação para o cinema em 2005, com Nicole Kidman assumindo o papel de Samantha.

Sabrina, a aprendiz de feiticeira
De 1996 a 2003, Sabrina dominou as telas de tevê com as situações inusitadas que ser uma adolescente e ter poderes de bruxa podem criar. Ela era acompanhada pelas duas tias com quem morava e por seu gato preto falante, o Salem. No Brasil, a série foi exibida na Globo, na Record e no SBT, mas foi no canal a cabo Nick que fez mais sucesso.

Castelo Rá-Tim-Bum
Nino é um garoto de 300 anos que vive com os tios em um castelo no meio da cidade. Cansado de brincar sozinho, o pequeno bruxo conhece três novos amigos, o Pedro, a Biba e o Zequinha, com quem divide aventuras dentro do castelo. A série foi exibida na TV Cultura entre 1994 e 1997 e apresentou personagens marcantes, como a cobra Celeste, o Etevaldo e o Mau e Godofredo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK