Brasília-DF,
16/DEZ/2017

No clima político das eleições dos EUA, confira séries sobre a temática

Scandal, Veep e House of cards são algumas das produções que levam o tema da política à telinha

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:06/11/2016 06:22Atualização:08/11/2016 09:40

Na quinta temporada, Scandal revive o clima de disputa presidencial (Sony/Divulgação)
Na quinta temporada, Scandal revive o clima de disputa presidencial


A dois dias das eleições presidenciais norte-americanas, o clima político também toma conta do TV+. Na edição de hoje, você poderá conferir uma seleção de produções inspiradas na temática.

 

Criada por Shonda Rhimes (Grey’s anatomy), Scandal estreou em abril de 2012 nos Estados Unidos. A trama é protagonizada pela personagem Olivia Pope, papel de Kerry Washington, e tem como inspiração a figura de Judy Smith, ex-assessora da Casa Branca e especialista em gestões políticas, que acabou conhecendo Shonda.

 

A história de Scandal se passa em Washington e acompanha Olivia Pope, ex-consultora do presidente dos Estados Unidos, que dedica a vida para defender a imagem de pessoas públicas por meio da empresa The Pope & Associates. Pope é conhecida por ser boa em evitar escândalos (daí o nome da série). Apesar de ter deixado o cargo na presidência, a personagem se vê com dificuldades de cortar completamente os laços com esse passado, por ter um relacionamento com o presidente Fitzgerald Grant (Tony Goldwyn).

 

No quinto ano, Scandal mostra que Olivia tem decisões difíceis para tomar por conta das reviravoltas do relacionamento com Fitz e da nova eleição presidencial.

Motivos para assistir

  • Mostra as conspirações do mundo da política
  • Discussão de temas relevantes, como aborto
  • Primeira trama do horário nobre protagonizada por uma negra
  • Humor como tática



No ar desde 2012, Veep foi criada por Armando Iannucci e Simon Blackwell. O seriado é baseado na comédia também de Iannuci intitulada The thick of it, sátira ao  governo britânico.

Apontada como spin-off da trama, a série segue Selina Meyer (Julia Louis-Deyfrus), senadora que assume o posto de vice-presidente dos Estados Unidos e precisa lidar com a imprensa e os constantes jogos de poder que o cargo demanda.

 

Depois de cinco temporadas, Selina Meyer se torna a presidente norte-americana, o que é bastante interessante já que o antigo ocupante do cargo nunca apareceu na série.

Motivos para assistir

  • A atuação de Julia Louis-Dreyfus, que, inclusive, recebeu vários Emmys de melhor atriz de comédia
  • Dafiados e engraçados
  • Retrato dos bastidores do poder

Atuação em House of cards rendeu elogios e prêmios a Kevin Spacey (David Giesbrecht/Netflix)
Atuação em House of cards rendeu elogios e prêmios a Kevin Spacey


Artimanhas da política

Com quatro temporadas e a quinta já confirmada para 2017, House of cards se tornou uma das sensações do mundo das séries logo que foi lançada, em 2013, pelo serviço de streaming Netflix. O drama político tem como inspiração o romance homônimo de Michael Dobbs, que ganhou sua primeira adaptação para a tevê nos anos 1990 pela BBC britânica.

 

Se na versão inglesa a série acompanha Francis Urquhart, membro do parlamento britânico, a adaptação norte-americana tem como protagonista o americano Francis Underwood (Kevin Spacey), ambicioso político que tem como meta ocupar o mais alto cargo em Washington: o de presidente da República.

 

Totalmente sem escrúpulos, o personagem faz de tudo para garantir a vaga no posto mais cobiçado dos EUA e conta com ajuda da mulher Claire (Robin Wright). A quarta temporada, que é a mais recente, começa após Underwood ter conquistado a presidência e estar em busca de uma reeleição, enquanto precisa resolver as rusgas com a esposa.

Motivos para assistir

  • Mostra os bastidores políticos
  • Utiliza o recurso de quebra da quarta parede, quando o personagem fala diretamente para público
  • Revela as artimanhas políticas


SERVIÇO

House of cards
Todas as quatro temporadas estão disponíveis na Netflix. Também está na plataforma as três temporadas da versão britânica.

Scandal
Quinta temporada em exibição às segundas, às 21h, na Sony. Todas as temporadas também estãoisponíveis na Netflix.

Veep
Todas as cinco temporadas estão disponíveis na HBO GO. A nova temporada estreia em 2017.

Outras produções

Marseille
Série francesa sobre Robert Taro (Gérard Depardieu), prefeito da segunda maior cidade da França, Marselha. Após governar a região por 25 anos, ele terá que lidar com a revolta de seu vice. A primeira temporada está disponível na Netflix.

The west wing
A produção, que foi exibida de 1999 a 2006, contou com oito temporadas e acompanha os acontecimentos na Casa Branca. A série tem início quando o democrata Josiah Bartlet (Martin Sheen) é eleito presidente dos Estados Unidos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK