Você se lembra? Primeira protagonista negra da tevê brasileira
Revolucionária na ficção e na realidade, a novela' Xica da Silva' traz Taís Araújo no papel de uma negra que não tinha medo de enfrentar a sociedade
Vinicius Nader
Publicação:13/11/2016 06:10Atualização: 11/11/2016 16:24

Taís Araújo se destacou logo na estreia na tevê
Faça uma lista dos maiores novelistas da atualidade. Você colocaria Adamo Rangel na relação? Provavelmente não. E se disserem que esse é o pseudônimo que Walcyr Carrasco usou para assinar Xica da Silva? A trama exibida pela extinta Manchete e reprisada pelo SBT completa 20 anos este ano.
Para interpretar a escrava que virou condessa, a aposta de Walcyr e do diretor Walter Avancini foi numa estreante: a adolescente Taís Araújo. A escolha causou polêmica porque a personagem exigia cenas fortes da menina de apenas 17 anos.
Além disso, Taís foi a primeira protagonista negra da tevê brasileira, feito depois repetido na Globo em outras produções como Da cor do pecado (2004), Viver a vida (2009) e, desde o ano passado, o seriado Mister Brau.
Xica da Silva se passa na Diamantina do século 18. Xica e a mãe, Maria (Zezé Motta), são escravas do Comendador Felisberto Caldeira Brant (Reynaldo Gonzaga), um dos homens mais importantes do Arraial do Tijuco. Com a derrocada de Caldeira Brant, Xica é vendida para o bordel de Sargento Mor Thomaz Cabral (Carlos Alberto), que a estupra numa cena que chamou atenção na época.
A vida de Xica muda quando Thomaz Cabral recebe a visita do Contratador João Fernandes de Oliveira (Victor Wagner) para fechar um negócio. Mesmo estando prometido a Violante (Drica de Moraes, muito bem no papel), filha do sargento-mor, o contratador se apaixona pela escrava, a compra e a faz de amante. A rixa de Violante com Xica, que já existia, só aumenta quando a vilã percebe o interesse do noivo pela escrava.
Acostumado a ter todas as mulheres que sempre quis, João Fernandes se atiça ainda mais porque Xica se recusa a ter o caso com ele. Mas logo ela cede às promessas de alforria. O encanto entre Xica e João Fernandes cresce ao ponto de ele assumir a ex-escrava como esposa, terminando o noivado com Violante.
Mas a sociedade do Arroio do Tijuco não aceita Xica e ela jura que vai provar a todos que pode ser nobre. Para destruir o casamento de Xica, Violante arma um encontro entre João Fernandes e um escravo, falso amante de Xica. A estratégia dá certo, mas por pouco tempo. Em mais uma reviravolta, Xica dá a volta por cima e retoma o plano de vingança contra todos.
No auge da loucura, Xica envenena todos os rios do local para que as pessoas a implorem por água potável, ainda encontrada na propriedade dela. A trama segue com essa alternância — e com Violante cada capítulo mais doida — até o fim.
Saiba mais
Nudez
Como Taís Araújo não podia ficar nua em cena por ser menor de idade, os momentos mais quentes da novela ficaram a cargo de Adriane Galisteu, intérprete de Clara. Isso até Taís completar 18 anos. No dia do aniversário dela, a atriz gravou sua primeira cena sensual, num banho de rio.
De novo?
A trama de Xica da Silva é tão interessante que Walcyr Carrasco propôs escrever um remake para a Globo. O projeto não vai para frente porque o SBT tem os direitos da primeira novela e há o temor de que ele a reprise caso o remake vingue.