Brasília-DF,
22/NOV/2017

A escolhida foi 'Friends'! Saiba mais sobre a série eleita como favorita

Mesmo 12 anos após o término, a sitcom continua popular entre o público. A série foi a mais votada na enquete promovida pelo TV Mais

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:11/12/2016 06:45Atualização:09/12/2016 18:16
A série durou 10 anos, sendo exibida de 1994 a 2004 (Warner Bros/Divulgação)
A série durou 10 anos, sendo exibida de 1994 a 2004

Dez anos, dez temporadas e mais de 230 vezes que I’ll be there for you foi tocada na abertura dos episódios de Friends, cantando exatamente o que a série queria mostrar: a vida de seis amigos que buscavam, aos 20 e tantos anos, sobreviver aos desafios da vida adulta. A música, inclusive, foi composta pelos criadores da série Marta Kauffman e David Crane, e gravada pela banda The Rembrandts.

Assim que o programa surgiu em 1994, a crítica especializada olhou com ar de desconfiança. Houve quem dissesse que era uma cópia barata de Seinfeld.

Mas logo no fim da primeira temporada, a série se estabeleceu, conquistou o público e se tornou a mais popular sitcom do mundo, sendo exibida até os dias de hoje no Brasil com reprises.

Durante a enquete promovida pelo TV+ na internet sobre as 20 séries preferidas do público, a série ganhou com 364 votos.

Confira tradução da música I’ll be there for you

Então ninguém te disse que sua vida seria assim
Seu trabalho é uma piada, você não tem dinheiro, 
sua vida amorosa é um desastre/ É como se você estivesse 
sempre preso no segundo lugar
Quando não for seu dia, sua semana, seu mês
Ou até mesmo o seu ano, mas
Eu estarei lá por você (Quando a chuva começar a cair)
Eu estarei lá por você (Como estive lá antes)
Eu estarei lá por você (Porque você está lá por mim também)
Você ainda está na cama as dez e o trabalho começou as oito
Você queimou seu café da manhã, as coisas estão indo bem
Sua mãe falou que haveria dias como estes
Mas ela não disse que quando o mundo os trouxesse, 
você cairia de joelhos
Ninguém jamais me conheceu, ninguém jamais conseguiu me ver
Parece que você é o único que sabe como é ser eu
Alguém para encarar o dia junto, para atravessar essa bagunça  junto 
Alguém com quem eu sempre rio, 
até mesmo no meu pior
Eu sou melhor com você

Fonte: www.letras.mus.br
 
O último episódio de Friends teve uma audiência de 52 milhões de pessoas (Warner Channel/Divulgação)
O último episódio de Friends teve uma audiência de 52 milhões de pessoas

Fórmula de sucesso
Friends acompanha Ross Geller (David Schwimmer), Monica Geller (Courteney Cox), Rachel Green (Jennifer Aniston), Joey Tribbiani (Matt LeBlanc), Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) e Chandler Bing (Matthew Perry), amigos que moram no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York.

Muitos aspectos podem ser apontados como os motivos do sucesso de Friends, que terminou com a audiência na casa dos 50 milhões e com o elenco recebendo US$ 1 milhão por episódio. 

Entre as explicações, estão o humor leve e o fato de os personagens terem personalidades e características marcantes.

“Acho que a série é muito identificável porque a galera é quebrada e está tentando subir na vida. Depois, eles vão subindo e não necessariamente de uma hora para outra. Eles têm que trabalhar, etc”, analisa a estudante Maria Luíza Diniz, 21 anos.

“É uma série composta de personagens que têm traços marcantes de personalidade e a gente acaba se identificando, como por exemplo o sarcasmo do Chandler, o TOC de Monica... Acho que a gente acompanha muito a série porque cria um carinho pelos personagens e pela relação entre eles”, completa a administradora Luíza Martins, 24 anos.
 

Quem são eles?
A história de Monica, Chandler, Ross, Rachel, Joey e Phoebe se encontra pela amizade e depois pela relação familiar que eles também criam. Monica é irmã de Ross. Chandler dividia um quarto com Ross na universidade, já Monica e Rachel eram amigas da escola. Phoebe conheceu Monica na vida adulta, quando dividiram um apartamento, assim como Joey e Chandler, que ficaram amigos após compartilhar a mesma residência.

Monica
Uma chef de cozinha, com obsessão por limpeza e também por liderança. A avó dela era a dona do apartamento, em que ela vive em Manhattan e que é ponto de encontro dos amigos. Na infância, ela era obesa. No fim da série, termina casada com Chandler e com dois filhos.

Ross
O irmão mais velho de Monica e queridinho dos pais. Com um jeito bastante excêntrico, ele é paleontólogo, ama dinossauros, “especialista em divórcios” e apaixonado desde a infância por Rachel. Durante a série se torna pai de Ben, filho com a ex-mulher lésbica Carol, e de Emma, fruto de seu relacionamento com Rachel.

Rachel
Melhor amiga de Monica na adolescência, ela reaparece após abandonar o noivo no altar. Rica e mimada, ela tenta se encaixar na vida independente dos amigos. Para poder pagar as contas, começa a trabalhar como garçonete no Central Park (outro ponto de encontro do grupo), mas ao longo da série passa a trabalhar com moda e amadurece.
 
Chandler
Dono do emprego desconhecido pelos amigos (processador de dados), é o personagem que abusa do sarcasmo. A relação dele com os pais é bastante explorada, porque a mãe é uma autora famosa de romances adultos e o pai, uma travesti. Se apaixona por Monica e nas últimas temporadas abandona o emprego para tentar uma nova carreira.

Joey
Outro personagem cômico, ele é ator, apaixonado por comida e conhecido por se envolver com muitas mulheres. O papel que o marcou foi como Drake Ramoray, na telenovela Days of our lives. Chegou a se apaixonar por Rachel, mas o sentimento passa.

Phoebe
Ela teve uma infância diferente dos colegas, se tornando moradora de rua aos 14 anos após a morte da mãe e o abandono do pai. Tem uma irmã gêmea, Ursula, que ela odeia, além de um meio irmão Frank, para quem ela se torna barriga de aluguel de trigêmeos. Termina a série com Mike Hannigan (Paul Rudd).
 
 
Curiosidades

Antes de chegar ao nome Friends, os criadores passaram por títulos como Insomnia café, Friends like us, Six of one, Across the hall e Once upon a time in the... West Village.

Jennifer Aniston revelou em entrevista ao The one show que o elenco não gostava da abertura da série. “Ninguém gostava muito daquela música tema, aquela abertura. É que dançar em uma fonte do Central Park era um pouco vergonhoso, mas fizemos mesmo assim e ficou marcado para sempre”.

Courteney Cox foi convidada primeiro para interpretar Rachel. No entanto, ao ler sobre as características de Monica, ela se apaixonou pela personagem e achou que era mais adequada para o papel.

A irmã gêmea de Phoebe, Ursula Buffay, veio de Mad about you. Lisa Kudrow dava vida à personagem na outra série antes de estrelar Friends. Os criadores decidiram então levar a personagem para a nova sitcom.

Lisa Kudrow e Matthew Perry eram os atores do sexteto que tinham as chamadas “câmeras Robin Williams”, que nunca param de gravar, para o caso de boas improvisações poderem entrar nos episódios.

Inicialmente, Monica e Chandler teriam um romance de uma noite só. Porém, a reação do público ao novo casal foi tão positiva que os criadores resolveram apostar no casal.

A gravidez de Phoebe na quarta temporada foi a solução dos criadores por conta da gravidez de Lisa Kudrow. Na última temporada, Courteney Cox também estava grávida, mas dessa vez a solução teve que ser outra: evitar ângulos que pegassem a barriga da atriz e roupas largas.

A vida pessoal dos artistas às vezes se misturou com a série. Quando Courteney Cox casou com David Arquette, os nomes dos atores do sexteto ganharam o sobrenome de casada da atriz, Arquette. Na época em que Jenifer Aniston era casada com Brad Pitt, o ator fez uma ponta no seriado.

Matt LeBlanc foi o único ator que continua a viver seu personagem da série mesmo após o fim. O astro protagonizou a série Joey que durou duas temporadas e após críticas negativas foi cancelada.
 
Todos os personagens da série se beijaram, até os improváveis. Joey beijou Phoebe quando namorava Ursula. Monica e Ross se beijaram sem querer: Ross achava que beijava Rachel e Monica algum cara misterioso. Chandler e Rachel se beijaram uma vez na adolescência. Joey e Rachel chegaram até a tentar viver um romance, mas não deu certo.
 

Friends pelos fãs

“Os personagens são cativantes, menos o Ross. Todos os episódios são engraçados, não é algo denso que vai precisar de concentração, eu simplesmente posso ver de forma despretensiosa”
Matheus Ferreira, 22 anos, estudante de medicina

“Se eu tivesse que escolher um personagem só, eu acho que escolheria a Rachel, porque ela me motivou a ver a série. É uma atriz fantástica e o romance dela com o Ross no início da série é muito empolgante. Até começar o da Mônica e do Chandler”
Thuany Cristine de Sousa Vieira, 24 anos, publicitária

“Acho muito legal também que os personagens femininos, assim como os masculinos, têm o mesmo tanto de vida social e amorosa, eles tratam da mesma forma”Maria Luíza Diniz, 21 anos, estudante

“Eu me identifico muito com a comédia de amigos. Acho muito bacana a relação de amizade que eles têm. É uma série que tem tudo, tem comédia, relacionamento... e não é pastelão, tem a parte séria envolvida”
Flávio Gross, 38 anos, dentista

“É difícil pensar em uma série que atualmente ocupe o lugar no meu coração, que substitua Friends. Acho que não tem, como é uma série que ainda passa na tevê apesar de já ter acabado. É uma série que a gente ainda acompanha e não enjoa. Então acho que não tem um substituto, Friends sempre estará ali no coração”
Luíza Martins de Britto Santos, 24 anos, administradora

“Eu acho que a principal característica e o multiprotagonismo, vários personagens diferentes conseguem papel de destaque e todos eles são muito bons”
Igor Henrique Girão, 23 anos, estudante

SERVIÇO

Friends
Segunda a sexta, às 3h30, 7h40 e 12h50, na Warner. Todas as temporadas estão disponíveis na Netflix.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK