Brasília-DF,
23/AGO/2017

Adaptações de obras literárias estão em alta nas séries de TV

Programas como Black sails e Desventuras em série buscam inspiração na literatura

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:29/01/2017 06:02Atualização:30/01/2017 08:58
 
Piratas são os heróis ou os vilões de Black sails?
 (Fox Brasil/Divulgação)
Piratas são os heróis ou os vilões de Black sails?
 
Literatura e televisão sempre andaram juntas. Adaptações literárias para a telinha geram controvérsias por, algumas vezes, não serem bem fiéis ao livro. Mas o fato é que acabam gerando curiosidade, seja por saber como o diretor da série levou para a tevê as páginas do livro, seja por ter a segurança de que ali está uma história conhecida.
 
Hoje, os fãs dessas adaptações têm um motivo a mais para ficar em frente à tevê. É a estreia da quarta temporada de Black sails, que ocorre no Brasil e nos EUA ao mesmo tempo. O drama tem como inspiração o clássico Ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson. Porém, na telinha a ação se passa 20 anos antes do que é visto no livro.
 
Pontuada por cenas de  sexo e violência (binômio que costuma alavancar a audiência), Black sails mostra as aventuras do pirata Capitão Flint, que enterrou o tesouro do Urca D’Lima em uma misteriosa ilha do Caribe. O elenco tem Toby Stephens, Hannah New e Luke Arnold. A nova temporada conta com 10 episódios de 60 minutos cada.
 
SERVIÇO 
Black sails
Quarta temporada. Fox Action, hoje, 2h20. Reprise amanhã, às 23h.
 
Cidade fica isolada por uma redoma  em Under  the dome (Reprodução)
Cidade fica isolada por uma redoma em Under the dome
 

Sob a redoma do terror

O universo de Stephen King serviu como base para as três temporadas da irregular Under the dome, disponíveis na Netflix e já exibidas na Globo como Prisão invisível e no TNT como O domo. Chesters Mill é uma cidade pacata, com ares de município do interior onde todos se conhecem e o prefeito Big Jim Rennie (Dean Norris) também faz as vezes de xerife.
 
A pasmaceira é quebrada quando, inexplicavelmente, uma redoma indestruível é erguida em volta da cidade, deixando os moradores presos e incomunicáveis. Também fica confinado ali quem estava de passagem pelo local, como o misterioso veterano de guerra Dale “Barbie” Barbara (Mike Vogel).
 
No início, os moradores ficam assustados. Depois, o desespero toma conta da cidade e os conflitos  pelo poder e pela sobrevivência começam a aparecer.
 
Para se livrar da redoma, os moradores precisam desvendar mistérios que envolvem desde sonhos estranhos a mensagens mandadas pela espécie de cristal de onde parte a energia que sustenta o isolamento. Outros personagens que acabam se destacando são a jornalista Julia Shumway (Rachelle Lefèvre), a adolescente Norrie Calvert-Hill (Mackenzie Lintz), o jovem Joe McAlister (Colin Ford), a policial Linda Esquivel (Natalie Martinez), a cientista Rebecca Pine  e o filho de Big Jim, Junior Rennie (Alexander Koch).
 
Após 39 episódios, a série foi cancelada sem maiores explicações. Com cara de que foi escrito às pressas, o fim deixou muito a desejar.

SERVIÇO
Under the dome
Três temporadas disponíveis na Netflix.
 
Desventuras em série já teve a segunda temporada anunciada
 (Reprodução/Netflix)
Desventuras em série já teve a segunda temporada anunciada
 

É só o começo

Adaptar-se um livro já é difícil, imagine fazer isso com uma saga. É o que faz Desventuras em série, seriado cujos oito capítulos da primeira temporada estão disponíveis na Netflix.
 
A cada dois capítulos, um livro da coleção criada por Daniel Handler é contado. Por isso, já na primeira temporada, quatro deles são adaptados —  Um mau começo, A sala dos répteis, O lago das sanguessugas e Serraria baixo-astral. Os fãs dos livros podem ficar sossegados: o roteiro da série foi supervisionado pelo próprio Handler.
 
Desventuras em série acompanha os órfãos Violet (Malina Weissman), Klaus (Louis Hynes) e Sunny (Presley Smith), que perdem os pais num incêndio que também destrói a casa deles. Com isso, eles têm que morar com o tio, Conde Olaf (Neil Patrick Harris), que não faz a menor questão de tratar os sobrinhos bem.
Com elenco afiado e imagens bem cuidadas, Desventuras em série já tem continuação garantida. A segunda temporada terá 10 episódios.


SERVIÇO
Desventuras em série Disponível  na Netflix.
 
Com oito temporadas, Dexter ganhou 4 Emmys
 (Reprodução/Internet)
Com oito temporadas, Dexter ganhou 4 Emmys
 

Disque D para matar

Oito livros lançados entre 2004 e 2015 por Jeff Lindsay, tendo Dexter Morgan como protagonista e personagem-título, serviram como base para Dexter, seriado que tem as oito temporadas disponíveis na Netflix.
 
A história de Dexter Morgan (Michael C. Hall), órfão adotado aos três anos, por  Harry Morgan (James Remar) e Doris (Kathrin Middleton), é um sucesso. Entre muitos prêmios recebidos, destacam-se 4 Emmys e 2 Globos de Ouro.
 
Harry identifica em Dexter uma tendência a externar a raiva de forma violenta e, com medo de que isso chegue a extremos, ensina ao menino uma lógica segundo a qual o rapaz deve matar apenas assassinos de pessoas inocentes. Mas antes Dexter deve provar a culpa da pessoa. Esse é o Código Harry, que norteia toda a série.
Os fãs dos livros de Lindsay não aprovam totalmente a série porque dizem que ela fugiu demais aos acontecimentos literários, risco que toda adaptação acaba correndo.


SERVIÇO 
Dexter
Oito temporadas disponíveis na Netflix.
  
 
Veja mais séries baseadas em livros

Shadowhunters

Game of thrones

Pretty little liars

Orange is the 
new black

 Bates motel

The 100

The walking dead

Gossip girls



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK