Programas de tevê dão voz ao discurso empoderado na Semana da Mulher
Estreias falam sobre beleza e debatem a condição feminina na sociedade moderna
Gabriela Mota*
Publicação:05/03/2017 06:00Atualização: 03/03/2017 14:10
Karol Conká: 'Estamos passando por um período de reeducação cultural, tenho liberdade para falar sobre os assuntos que eu quiser'
O termo “empoderamento feminino” pode ser visto com cada vez mais frequência nos noticiários, programas de tevê e também na web. Diante do discurso da igualdade de gêneros, nunca foi tão importante falar sobre dar poder às mulheres. Por isso, canais de televisão investem em atrações voltadas para o público feminino. Mas nada de fogão e fofoca. Elas têm opinião e se preocupam com a beleza.
Depois de Ivete Sangalo, Grazi Massafera e Luana Piovani, Karol Conká é a nova apresentadora do Superbonita. A rapper, de 31 anos, chama a atenção pela letra empoderada de canções e pelo cabelo cor-de-rosa.
Karol conta que nunca imaginou ser convidada para apresentar um programa sobre beleza. “Imaginava que fossem me convidar para uma coisa mais esculachada”, conta a rapper, de forma descontraída, em entrevista ao Correio.
Este ano, a atração terá novos cenário e formato, gravada no Espaço Bhering, uma antiga fábrica de chocolates no Rio de Janeiro. Karol vai às ruas conversar e conhecer personagens que desconstroem estereótipos e quebram paradigmas.
Ela também conversará com famosos, como Sophia Abrahão, Paloma Bernardi, Valesca Popozuda, Clarice Falcão, José Loreto e Débora Nascimento, Alice Caymmi, Nanda Costa, Ludmila, Giulia Costa, Fernanda de Freitas, Fernanda Rodrigues e Jaloo.
O programa conta ainda, com a participação de uma youtuber a cada episódio, que vai falar sobre o tema do dia e dar dicas de beleza.
A cada episódio, a rapper vai abordar temas recorrentes em suas canções, como: empoderamento, autoestima, maternidade, diversidade de estilos, superexposição e críticas na internet. “O programa é todo trabalhado em cima das minhas músicas, cada tema leva o título de uma canção”, explica Conká.
Karol Conka entrevista Taís Araújo, ex-apresentadora do 'Superbonita'
O primeiro episódio, Meu poder é black, é inspirado na música Você não vai, de Karol Conká, e recebe a atriz e ex-apresentadora do Superbonita Taís Araújo para um bate-papo especial sobre beleza negra. “Fiquei à vontade por ser a Taís. Ela me deu a bênção”, conta Karol.
Sempre com muito alto-astral, a apresentadora busca entender e enaltecer a pluralidade e a força da mulher, sem perder a essência do programa, que é compartilhar dicas e segredos de beleza com o público.
Com nova formação, o 'Saia justa' volta a ser ao vivo
Outras estreias
Após a inesperada saída de Barbara Gancia e Maria Ribeiro, o programa Saia justa retorna quarta-feira, 8 de março, celebrando o Dia da Mulher. Comandado por Astrid Fontenelle e Mônica Martelli desde 2013, a atração passa a contar com a atriz Taís Araújo — primeira mulher negra a integrar a bancada — e a cantora baiana Pitty.
O programa exibido pelo GNT desde 2002 segue para mais uma temporada com novidades. A atração retorna ao formato ao vivo e promete discutir temas da atualidade, promover debates sobre feminismo, comportamento e relações pessoais, sob as diferentes opiniões e olhares do novo time de apresentadoras, sempre de maneira bem-humorada.
“A expectativa é a melhor possível. Estou um pouco apreensiva, dá um medinho. Mas é gostoso! É um programa que eu gosto, que tem temas que me interessam”, conta Taís Araújo ao canal GNT.
* Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader
SERVIÇO
Superbonita
GNT. Amanhã, às 21h.
Saia Justa
GNT. Quarta, às 21h30.