Brasília-DF,
17/MAR/2024

Exposição 'Carta/obra' reúne obras de artistas estrangeiros e nacionais

A curadoria nasceu a partir da arte postal, em que artistas ao redor do mundo trocam suas obras pelo correio

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:21/10/2016 06:55Atualização:20/10/2016 13:32
A obra de Ligia Medeiros foi uma das que participaram da dinâmica de Carta/Obra (Crédito: Lígia Medeiros/Divulgacao)
A obra de Ligia Medeiros foi uma das que participaram da dinâmica de Carta/Obra
 
Foi em 2014 que a artista Suyan de Mattos teve a ideia de manter um grupo no Facebook para artistas plásticos criarem e trocarem obras entre si. No início, eram 30 pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. “Elas tinham que me mandar uma obra e eu respondia com outra”, conta. “Depois, alguns artistas sentiram necessidade de trocar obras entre si. Abri outro grupo, o Carta/Obra Dois, que tem 48 artistas. Com os dois grupos, somos, ao todo, 56”. 
 
Assim nasceu a exposição Carta/Obra, em cartaz na galeria deCurators até 30 de outubro. A mostra reúne obras de 50 artistas de vários estados brasileiros e do exterior. Suyan recebeu contribuições, inclusive, de países como Holanda, Estados Unidos, Itália, Argentina, Colômbia e México.
 
Para participar da coletiva, a artista se orientou por dois critérios: que os autores fossem artistas e que estivessem dispostos a trocar suas obras com outra pessoa, mesmo desconhecida. A intenção era estimular a produção de arte postal, prática que incentiva o intercâmbio e o diálogo entre artistas.
 
“Escolhi a partir de uma carta com uma obra dentro de Dani Soter. Achei a ideia muito boa de receber e mandar obra. Sempre fui aficionada por arte postal e decidi dar uma mexida, digamos assim, no conceito da mail art. Abri o grupo no Facebook e convidei uns tantos artistas a trocarem suas obras via correio”, conta Suyan. 
 
Ela explica que a arte postal não tem um lugar especial na produção contemporânea brasileira, já que ela é formada por meio de uma rede. A colaboração, no caso, é essencial para a formação da obra.

Serviço
Carta/Obra
Exposição com obras de 50 artistas. Galeria deCurators (412 Norte Bl. C lj. 12). Visitação até 30 de outubro, de segunda a sábado, das 16h às 20h.


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES