Brasília-DF,
18/DEZ/2017

Cotidiano é material de trabalho de Ildeu Borges e Felipe Salsano

Os pintores fazem exposição em Brasília com obras ligadas ao cotidiano

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:01/12/2017 07:30Atualização:01/12/2017 08:43

Felipe Salsano pinta cenas observadas em viagens (Andrea Cabral/Divulgacao)
Felipe Salsano pinta cenas observadas em viagens

O dia a dia é o material de trabalho dos pintores Ildeu Borges e Felipe Salsano em Cotidianos, em cartaz no Museu dos Correios. Os dois artistas têm trajetórias e estilos diferentes, mas fazem da observação diária um exercício que resulta em pintura figurativa cheia de significados.

 

Felipe gosta de cenas e paisagens. Desde pequeno, se acostumou a descrevê-las para a mãe, que era deficiente visual. Quando foi estudar pintura na Academia de Belas Artes de Florença, já havia desenvolvido o hábito de narrar, em palavras e em desenhos realizados desde a infância, as cenas captadas do dia a dia. “Pelo fato de minha mãe não enxergar, eu descrevia tudo para ela e a seleção do que eu via era a forma de ela ver. Cresci fazendo isso. Na pintura, fui mostrando o meu ponto de vista para as pessoas e não mais para ela”, explica o artista.

 

Muitas das imagens nasceram durante viagens realizadas ao longo da vida. São paisagens ao ar livre, sempre com a presença de pessoas e o fundo desfocado para dar ênfase à cena principal. Às vezes, Felipe tira fotografias, mas elas servem apenas como guias para a construção da tela, sempre uma ficção.

 

Já Ildeu é autoditada e tem um olhar mais voltado para a cidade e para os círculos familiares. “Sempre me interessei mais por pintura figurativa e sempre procurei retratar coisas mais simples que estavam à minha volta. A ideia é que as pessoas, vendo o quadro, tentem imaginar o que tem ali”, explica. O artista também faz uso da fotografia, mas ela serve apenas como apoio. “A imagem surge primeiro na minha cabeça e depois tento mostrá-la na tela”, explica.

 

Cotidianos

Exposição de Felipe Salsano e Ildeu Borges. Curadoria: Andrea Cabral. Visitação até 18 de fevereiro, de terça a sexta, das 10h às 19h, e sábado e domingo, das 14h às 18h, no Museu dos Correios (SCS Qd 4, Bloco A)


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES