Brasília-DF,
20/AGO/2018

Tradição do Alto Xingu é tema de exposição no Museu Nacional da República

'Yawalapíti Entre tempos' mescla fotografias e história sobre as comunidades indígenas do Alto Xingu

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:11/05/2018 06:15Atualização:10/05/2018 18:58
Nestes sábado e domingo, os yawalapíti fazem apresentações e visitas guiadas (Olivier Boëls/Divulgação)
Nestes sábado e domingo, os yawalapíti fazem apresentações e visitas guiadas
 
Em cartaz no Museu Nacional da República, a exposição Yawalapíti – Entre tempos reúne mais de 100 imagens realizadas por Olivier Boëls durante uma série de visitas às comunidades indígenas do Alto Xingu. Como não queria apenas mostrar as fotografias sem se aprofundar na história dos indígenas, Boëls incluiu no projeto a participação dos yawalapíti.
 
“A repercussão está incrível e os comentários das pessoas são interessantes. A exposição está despertando encantamento, as pessoas percebem que não conhecem nada sobre a cultura indígena. Algumas saem chorando”, conta Boëls.
 
Além de assinar os textos que acompanham os registros, eles estão na cidade para realizar visitas guiadas à exposição, para apresentar rituais de dança e música e para produzir peças de artesanato vendidas durante a mostra. A exposição tem atraído um público considerável: a média de visitação é de 1.500 pessoas por dia. Além disso, 14 instituições de educação foram contempladas pelo programa educativo e a mostra recebe entre 200 e 300 alunos por semana.
 
Nestes sábado (12/5) e domingo (13/5), às 15h e às 16h, os yawalapíti realizam visitas guiadas e, às 16h, fazem apresentação de dança e música. Neste fim de semana, eles também vão vender camisetas pintadas para o público que quiser uma peça com estampas de arte indígena.

Serviço

Yawalapiti – Entre tempos
Exposição organizada por Olivier Boëls. Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Visitação até 20 de maio, de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada Franca.


Tags: exposição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES