Brasília-DF,
16/JUL/2019

Exposição traz a história do planejamento e ocupação de Brasília

Vinte e oito fotos foram selecionadas no Arquivo Público do Distrito Federal para criar uma reflexão sobre ordenamento urbano

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:12/07/2019 06:01Atualização:11/07/2019 17:44
Brasília: da edificação ao cotidiano está em cartaz no Museu Nacional (Arquivo Publico do Distrito Federal)
Brasília: da edificação ao cotidiano está em cartaz no Museu Nacional

A construção de Brasília vista sob os aspectos da idealização, da monumentalidade e da ocupação orientaram o fio curatorial de Brasília: da edificação ao cotidiano, em cartaz no Museu Nacional da República a partir de hoje. Realizada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e idealizada por seu diretor, Philippe Orliange, a exposição reúne 28 fotos selecionadas no Arquivo Público do Distrito Federal com o objetivo de refletir sobre um dos temas de ações da instituição este ano.

"Uma das áreas das prioridades e ações da AFD no Brasil é o ordenamento urbano e, por isso, o link com a cidade de Brasília", explica Isabela Maia, assistente de comunicação da AFD e uma das curadoras da exposição.

As imagens traçam uma cronologia da concepção da capital federal, inaugurada em 1960 e projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, e estão disponíveis em 15 totens montados ao ar livre na área externa do museu. Há desde registros da missão Cruls, em 1892, até fotografias dos anos 1980, quando a cidade já estava inaugurada e consolidada. "A gente mostra três aspectos da cidade", avisa Isabela.

O primeiro é a Brasília idealizada, como foi pensada e executada, com destaque para a influência francesa de Le Corbusier na arquitetura de Niemeyer e no urbanismo de Costa. Em seguida, o destaque é para a cidade monumental e, finalmente, suas escalas. A cidade ocupada fica por último, com a presença humana que consolidou a utopia.

Serviço
Brasília: da edificação ao cotidiano
Visitação até 27 de julho, diariamente, na área externa do Museu Nacional da República


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES