Brasília-DF,
18/ABR/2024

Apesar do elenco, Depois de Maio demonstra época romântica em França

Com atores iniciantes, é o primeiro filme da maioria do elenco, entre eles o protagonista, Clément Métayer

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Olívia Florência Publicação:12/07/2013 06:00Atualização:11/07/2013 15:12

O turbulento ano de 1968 é pano de fundo para o romance em Depois de maio (Imovision/Divulgação)
O turbulento ano de 1968 é pano de fundo para o romance em Depois de maio

O filme francês Depois de maio, com estreia hoje nos cinemas da cidade, quer mostrar um dilema pessoal dentro de um ano revolucionário na França. O momento muda a visão sobre a política e marca o início da liberdade sexual. O diretor Olivier Assayas vai além de Paris e mostra a revolução no interior francês em 1968. Com atores iniciantes — é o primeiro filme da maioria do elenco, entre eles o protagonista, Clément Métayer —, Assayas quer nos tocar com os dilemas de Gilles (Métayer), jovem de 17 anos que tem que passar pelas turbulências da adolescência, dos passos a tomar depois da escola e, ao mesmo tempo, é ativo nos protestos e na luta revolucionária.

Saiba mais...
Maio de 1968 é certamente uma época marcante para os franceses, e Assayas mostra bem a intenção de que os protestos fossem além, numa revolução que os jovens consideravam que seria muito maior e mais profunda. Mas o filme peca em atuações medianas. A ingenuidade que Assayas quis buscar com atores iniciantes fica infantil e amadora em alguns momentos.

Apesar do desempenho do elenco, Depois de maio demonstra bem uma época romântica em que grandes debates influenciavam em questões pessoais e vice-versa. A revolução é o fator pelo qual Gilles se apaixona por Christine (Lola Créton), garota engajada e preocupada com política, e o deixa em dúvida entre seguir os estudos ou continuar ativo politicamente. O filme é uma homenagem à juventude ou talvez por isso e propositalmente seja superficial e bobo em alguns momentos.

 

Assista ao trailer

 

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES