Brasília-DF,
24/ABR/2024

Híbrido entre ficção e documentário, A cidade é uma só? conta uma história em Ceilândia

Finalmente, as tensões sociais que separam as cidades do Distrito Federal são apresentadas com propriedade pelo cinema do DF

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Yale Gontijo Publicação:12/07/2013 06:03Atualização:11/07/2013 15:17

Longa produzido a partir de Ceilândia chega hoje aos cinemas do DF (Leonardo Feliciano/Divulgação)
Longa produzido a partir de Ceilândia chega hoje aos cinemas do DF

Finalmente, as tensões sociais que separam as cidades do Distrito Federal são apresentadas com propriedade pelo cinema do DF. A cidade é uma só? é um híbrido entre ficção e documentário. O filme produzido pelo coletivo CeiCine se aproxima em temática ao histórico Conterrâneos velhos de guerra, de Vladimir Carvalho. Na película sociológica, a utopia da cidade igualitária é derrubada pela realidade. A expulsão dos moradores da Vila do Plano Piloto para longe do centro originou a cidade Ceilândia, a mais populosa do DF atualmente.

Saiba mais...
Numa pista, o filme dirigido por Adirley Queirós é um documentário atualizando a imagem de Ceilândia, centrado na história da cantora e radialista Nancy Araújo, moradora da Vila Iapi e uma das crianças recrutadas para gravar o jingle da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), na década de 1970, com refrão afirmativo: “A cidade é uma só”. Adulta, Nancy reflete sobre o cinismo do processo de higienização e especulação imobiliária na nova capital, que a empurrou, com a família, para uma região abandonada pelo poder público.

Quando a realidade já não abarca o retrato todo, a ficção é inserida com os personagens do candidato a deputado distrital Dildu (Dilmar Durães, em atuação brilhante), morador de Ceilândia, faxineiro no Plano Piloto; fundador e único filiado ao Partido da Correria Nacional (PCN). No filme que propõe uma indagação, não há bons e maus. Adirley Queirós (fixando a identidade cineasta ceilandense iniciada nos curtas Rap, o canto da Ceilândia e Dias de greve) propõe uma reflexão sobre os papéis sociais a que são submetidos os daqui e os de lá.

 

Assista ao trailer

 

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES