Brasília-DF,
17/MAR/2024

Tese sobre um homicídio é um suspense à moda hollywoodiana

O filme relata uma investigação criminal pelo personagem Roberto Bermúdez, que é consumido pela obsessão de detalhes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Yale Gontijo Publicação:26/07/2013 06:10Atualização:25/07/2013 14:27

Ator símbolo do cinema argentino, Ricardo Darín protagoniza fita do estreante Hernán Goldfrid (Biff/Divulgação)
Ator símbolo do cinema argentino, Ricardo Darín protagoniza fita do estreante Hernán Goldfrid

Há uma chance em duas de se acertar a solução de Tese sobre um homicídio. Ganha quem souber se relacionar com provas envolvendo o mistério do assassinato de uma garota, encontrada morta na frente da faculdade onde leciona o genial advogado criminalista Roberto Bermúdez — interpretado pelo ator igualmente genial, e símbolo do cinema argentino, Ricardo Darín. Bermúdez é um profissional respeitado, realizado inclusive como escritor. Mas o fato de um crime insolúvel ter acontecido com tanta proximidade parece a substância correta para a resolução de uma espécie de investigação mestra. Aquela que fecharia a carreira do jurista com brilhantismo.

A investigação criminal (em que não está incluído oficialmente) ocupa parte do tempo de Bermúdez e o consome na obsessão por detalhes. Uma teia vai se fechando em volta do próprio investigador e do melhor aluno da turma do curso de pós-graduação em direito, Gonzalo Ruiz Cordera (Alberto Ammann) — onde ambos se debatem em longas discussões éticas e jurídicas.



O cinema argentino experimentou o período áureo nos anos 1990, com a ascensão de realizadores ousados como Lucrécia Martel. Cada vez mais vai se aproximando do cinema comercial norte-americano, inserindo fórmulas e chamarizes para boas bilheterias. Dirigido pelo estreante Hernán Goldfrid, este bebe em abundância na fonte dos suspenses estadunidenses em estética e conteúdo. Não é uma fita ruim. Longe disso. Mas está distante de se desenvolver com a eloquência visual de O segredo dos seus olhos (2009) ou o roteiro engenhoso de Nove rainhas (2000), só para citar dois dos filmes do mesmo gênero já estrelados por Darín.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES