Brasília-DF,
25/ABR/2024

Círculo de Fogo faz referência ao cinema japonês em cenas de ação

Homenagem do cineasta Guillermo del Toro aos monstros gigantes do cinema japonês é marcada pelo excesso de ação e trama simples

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:09/08/2013 06:00Atualização:28/08/2013 16:45

Os Jaegers (caçadores, em alemão): pilotados por humanos, esses robôs gigantes defendem a humanidade (Warner/Divulgação)
Os Jaegers (caçadores, em alemão): pilotados por humanos, esses robôs gigantes defendem a humanidade

A sede em preencher cada centímetro de quadro da tela com ação parece ter sido aplacada pelo diretor Guillermo del Toro, quando o tema é Círculo de fogo. A movimentação incessante chega a ponto de soterrar o espectador, mesmo com efeitos especiais de primeira. Num jogo de conexões cinematográficas, o mexicano deixa entrever a admiração pelo mago visual Ray Harryhausen (que teve canto de cisne em Fúria de titãs).

Jogando em várias frentes de cinema, Del Toro pode até ter se atrapalhado (como referenda a bilheteria americana), mas é sempre referência em criatividade. Com trama simplória, o novo filme casa duas frentes: a tecnológica (empregada para construção de gigantescos robôs) e a de cunho dramático e humano.

Por meio de uma fenda marítima, com ares de godzillas, “monstros gigantes” (em japonês, kaijus) ameaçam a Terra. Para estancá-los — com lataria à Transformers —, uma elite de combatentes, valendo-se de uma neuroconexão, aos pares, comanda mentalmente os maciços movimentos de robôs chamados de Jaegers. Num misto de Avatar e Wii, Raleigh (Charlie Hunnam) e Mako (Rinko Kikuchi) se casam feito mão e luva, na barreira contra kaijus. Entre uma penca de clichês, a fita oferta um momento em que reina o peso da mitologia na obra de Del Toro: o do avanço em desconhecido universo aquático. Mas muito se perde, água abaixo, tal qual Battleship.

Confira o trailer do filme Círculo de Fogo

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES