Brasília-DF,
26/ABR/2024

Com dois anos de atraso, o filme norte-americano Obsessão chega aos cinemas

Quando estreou em Cannes, em 2011, o longa surpreendeu, mas não levou nenhum prêmio

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Yale Gontijo Publicação:04/10/2013 06:05

Os irmãos Jansen, Charlotte e Acherman em uma delegacia: flerte da sedução com o bizarro (Europa Filmes/Divulgação)
Os irmãos Jansen, Charlotte e Acherman em uma delegacia: flerte da sedução com o bizarro

O calor é o responsável por parte do descalabro sofrido pelos personagens de Obsessão, um filme independente norte-americano que chega com dois anos de atraso ao circuito nacional. Quando estreou no Festival de Cannes, em 2011, a imprensa internacional se surpreendeu com a cena em que Charlotte Bless (Nicole Kidman) urina em cima do corpo do nadador Jack Jansen (Zac Efron), atacado por águas-vivas durante um banho de mar. Este é apenas um dado de um filme sobre inocência e culpa e que saiu do festival francês sem ganhar nenhum prêmio digno de nota.

Saiba mais...
Nessa trama de várias linhas, todos os personagens orbitam em torno do biscateiro Hillary Van Wetter (John Cusack), um presidiário condenado à pena de morte pelo assassinato de um xerife truculento e racista. Van Wetter é um bruto, um subproduto dos pântanos, mas sua foto nos jornais projeta a imagem do homem ideal para o apetite sexual de Charlotte (Kidman, em atuação corajosa), com quem se corresponde por carta. As incongruências da investigação do caso de Van Wetter levam dois jornalistas do Miami Times, Ward Jansen (Matthew McConaughey) e Yardley Acheman (David Oyelowo), a uma pequena cidade da Flórida, onde será escrito um artigo sensacionalista que pode livrar o acusado da morte.



Com pinceladas do exploitation dos anos 1970, mas sem os apelos do cinema marginal americano, a fita não segura o peso de uma história sobre violência. Apesar de melhorar a narrativa do livro de Pete Dexter (publicado no Brasil com o nome original, Paperboy), a direção de Lee Daniels não é capaz de alavancar as desconexões de um romance que mistura as agruras de uma família formada somente por homens (o clã Jansen) com uma narrativa sobre crime. O empenho do elenco, entregue em cenas de sexo, sedução vulgar e escatologia, é o principal atributo desse título, realizado nas altas temperaturas de um verão quente demais.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES