Brasília-DF,
22/AGO/2017

Longa discute sobre imediatismo tecnológico e o vigor das redes humanas

O lançamento alternativo será nesta segunda-feira (4/11), a partir das 18h30, na Livraria Cultura do CasaPark

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:04/11/2013 12:29Atualização:04/11/2013 11:39

Salimon: Discutimos relações mais abertas, que não se prendam à economia da escassez (Paulo de Araújo/CB/D.A Press)
Salimon: Discutimos relações mais abertas, que não se prendam à economia da escassez

Inconformado por natureza, Mário Salimon não escamoteia matrizes polêmicas que desembocaram na vontade de criar o documentário Hierarquia: Conversas depois do fim de um mundo. O lançamento alternativo será nesta segunda-feira (4/11), a partir das 18h30 (na Livraria Cultura do CasaPark), em evento com entrada franca. Mestre em administração, o também jornalista defende conceitos diferenciados — a exemplo da figura central da fita: o filósofo e escritor Augusto de Franco.

Salimon, por exemplo arrisca entendimentos como o de trabalho configurar prisão. "Há prisão do corpo, desde o cartão de ponto batido. Mas há prisão mais sutil: a dependência do trabalho que se torna relevante, pela sustentabilidade material ou ainda quando relacionada com o nível de satisfação de pulsões e da própria ideia de poder atrelada a alguns cargos", analisa.

Mesmo que tenha sido filmada em janeiro (antes dos manifestações tomarem conta do país, a fita defendida se vale de tópicos como os "das miríades de organizações, cada uma com seu motivação diversa" e desdobramentos inerentes a teorias como o a do "buraco branco", criado por explosão social. Ele resultaria de uma maior integração entre os atores sociais, sem grandes distanciamentos.

"Discutimos relações mais abertas, que não se prendam à economia da escassez. Algo como não represar poder, amor e sentimentos, com indivíduos dispostos a se jogarem num fluxo mais intenso", comenta Salimon, que avança até pela revisão da matrix, disseminada, antes, em ficção científica.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES