Brasília-DF,
15/DEZ/2017

Documentário sobre Pussy Riot está entre os pré-selecionados para Oscar

O filme narra a história da banda que tem forte cunho contestador, cujas integrantes foram presas por protestarem, no ano passado, contra o presidente Vladimir Putin

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
France Presse Publicação:04/12/2013 10:08Atualização:04/12/2013 10:19

Após protestar contra o presidente Vladimir Putin, as integrantes da banda punk russa foram condenadas a dois anos de prisão cada uma por 'vandalismo, incitado por ódio religioso' (Maxim Shemetov /Reuters)
Após protestar contra o presidente Vladimir Putin, as integrantes da banda punk russa foram condenadas a dois anos de prisão cada uma por "vandalismo, incitado por ódio religioso"

Los Angeles - Quinze documentários, entre eles um que conta a história da banda de punk russa Pussy Riot, disputarão um lugar na lista dos cinco indicados a melhor filme do gênero na 86ª edição do Oscar - informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira.

A pré-seleção dos 15 filmes que competirão por uma indicação inclui o documentário Pussy Riot: A Punk Prayer, de Mike Lerner, que narra a história da banda que tem forte cunho contestador, cujas integrantes foram presas por protestarem, no ano passado, contra o presidente Vladimir Putin.

"O problema [delas] não é Putin por si só. O presidente russo simboliza, para elas, um sistema de governo ultrapassado e populista. O objetivo do grupo é maior, elas querem uma revolução feminista", disse o co-diretor Maxim Pozdorovkin, durante o festival de Sundance, em janeiro.

Outro destaque é Twenty Feet From Stardom, um retrato das cantoras que faziam backing vocal de nomes importantes da música, como os Rolling Stones, Elvis Presley, Frank Sinata, U2, Sting e Michael Jackson. Dirigido pelo norte-americano Morgan Neville, venceu o Grande Prêmio do Júri do festival de Sundance.

Favorita também é a cine-biografia "Which way is the front line from here?" - realizada por Sebastian Junger. O filme visita 10 anos da carreira do fotógrafo britânico Tim Hetherington, morto em 2011 quando fazia a cobertura de uma rebelião em Misrata, na Líbia.

A lista completa de semi-finalistas traz os documentários The Act of Killing, The Armstrong Lie, Blackfish, The Crash Reel, Cutie and the Boxer, Dirty Wars, First Cousin Once Removed, God Loves Uganda, Life According to Sam, The Square, Stories We Tell e Tim's Vermeer.

A Acadêmia Americana de Cinema anunciará no próximo 16 de janeiro os filmes indicados ao 86º Oscar, que acontece em 2 de março de 2014, em Los Angeles, no teatro Dolby.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES