Brasília-DF,
16/ABR/2024

Will Ferrell retoma personagem cult na continuação de "O Âncora"

O filme, que no Brasil terá o curioso título de "Tudo Por um Furo", estreia nesta quarta-feira na América do Norte e tem previsão de lançamento nos cinemas brasileiros para 14 de fevereiro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
France Presse Publicação:18/12/2013 10:28

 (Paul Vreeker/United Photos/Reuters)

Los Angeles- Dez anos depois de "O Âncora: a Lenda de Ron Burgundy", o humorista americano Will Ferrell retoma em "Anchorman 2: The Legend Continues" o excêntrico personagem que catapultou sua carreira no cinema e abriu o caminho para uma nova geração de comediantes.

O filme, que no Brasil terá o curioso título de "Tudo Por um Furo", estreia nesta quarta-feira (18/12) na América do Norte e tem previsão de lançamento nos cinemas brasileiros para 14 de fevereiro, é dirigido por Adam McKay, colaborador de Will Ferrell desde o início da carreira e com o qual rodou "Os Outros Caras" (2010), "Quase Irmãos" (2008) e "Ricky Bobby - A Toda Velocidade" (2006).

"Nos filmes que Adam e eu fizemos juntos, sempre fomos contrários à ideia das sequências, pois queríamos nos concentrar em novas ideias", disse o ator à AFP. Mas se algum filme merecia uma continuação, era "O Âncora", completou o comediante de 46 anos.

"Então, buscamos a melhor maneira de fazer isto", destacou. O papel de Ron Burgundy, apresentador estrela de televisão em San Diego, um machista casca-grossa e sem noçao, ocupa um lugar especial no coração de Will Ferrell. O ator situa o personagem perto do topo entre todos os seus papéis, "ou até mesmo no alto do pódio, por várias razões". "Para começar, é um personagem muito divertido. E também existe a história por trás do personagem, as dificuldades que tivemos para fazer o primeiro filme e o culto que não parou de crescer desde a estreia", disse.

"Este é um papel simbólico para mim e o ponto de partida de minha carreira", resume Ferrell, que antes era conhecido por sua participação no programa de TV Saturday Night Live. O primeiro filme de Ron Burgundy, de 2004, também foi marcante para a carreira de Steve Carell, que foi um ano depois a comédia "O Virgem de 40 Anos", e foi o primeiro grande sucesso como produtor de Judd Apatow, atualmente o rei da comédia para adultos.

Improviso a partir de um roteiro rigoroso

"Anchorman 2: The Legend Continues" passa dos anos 1970, período do primeiro filme, para a década de 1980 e transforma Burgundy em um pioneiro dos canais de notícias 24 horas, em Nova York, onde ele chega com sua equipe: o homem da previsão do tempo (Carell), o repórter investigativo Brian Fantana (Paul Rudd) e o jornalista esportivo Champ Kind (David Koechner). O roteiro, escrito por Ferrell e McKay, é o pretexto habitual para uma explosão de piadas irresistíveis, muitas resultado da improvisação dos atores, mas sempre a partir de um texto elaborado de maneira detalhada.

"Queremos ter satisfação e confiança no que temos antes de filmar. Mas, uma vez no set, a improvisação nos leva a novos rumos", explica o ator. "Damos muita importância ao improviso, apesar de não funcionar em 80% dos casos. Encontrar duas ou três piadas novas (por dia) já é muita coisa, não precisamos mais do que isto".

E mesmo tirando "80%" dos improvisos, ainda prosseguem com uma quantidade considerável de boas ideias ou de variações de uma determinada cena, que não podem ser incluídas na montagem final por falta de espaço. Os produtores decidiram excepcionalmente editar um segundo filme com material totalmente original, "que esperamos que seja lançado ao menos em DVD", disse Ferrell.

"É a mesma história, mas com todas as piadas alternativas improvisadas. Perdi a conta, mas acho que são quase 300", revela. Ferrell disse que ele e Mckay não sentiram pressão no momento de produzir a sequência de um filme considerado cult. "É como se os Sex Pistols se preocupasse se suas guitarras estão afinadas", disse McKay. "Para fazer a coisa bem, o lance é não dar a mínima".

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES